segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ônibus intermunicipais e VLT da Baixada Santista se integram a partir do dia 19

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Anúncio foi feito pela EMTU.  Ambos sistemas de transportes são operados pelo Consórcio BR Mobilidade, de Constantino de Oliveira
ADAMO BAZANI
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos anunciou nesta segunda-feira, 13 de junho de 2016, que a partir do próximo domingo, dia 19 de junho, passageiros que usam 37 linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU e que operam na Região Metropolitana da Baixada Santista vão contar com integração com o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, que atualmente hoje opera em nove estações entre Santos e São Vicente.
Ambos os sistemas de transportes, tanto o VLT como os ônibus intermunicipais são operados pelo Consórcio BR Mobilidade, do Grupo Comporte, liderado por Constantino Oliveira, dono da Viação Piracicabana.
Em nota, a EMTU explica que o valor final da viagem depende da tarifa do ônibus metropolitano. Confira o funcionamento:
“O sistema funcionará da seguinte maneira: ao embarcar no ônibus metropolitano será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será debitado valor adicional. No sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados no   cartão o valor de R$ 3,80 mais o complemento da tarifa da linha no embarque no ônibus metropolitano. Exemplo: R$ 3,80 (tarifa do VLT) + R$ 0,35 (complemento) = R$ 4,15 (tarifa do ônibus). O débito vai variar de acordo com a tarifa da linha a ser utilizada. 
É necessário que o usuário tenha o Cartão BRCard para a integração entre o VLT e as linhas metropolitanas. As informações para obter o cartão podem ser conhecidas no site www.brmobilidade.com.br.”
Na mesma nota, a gerenciadora de transportes metropolitanos informou que nem todas as linhas inicialmente serão integradas ao Veículo Leve sobre Trilhos e explica os critérios para a escolha.
Do total de 66 linhas da RMBS, as 37 linhas selecionadas para iniciar a integração com o VLT atendem os critérios de circulação no raio de 400 metros ao longo do trajeto VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros. No primeiro momento a integração será voluntária, ou seja, o usuário poderá optar em continuar a sua viagem na linha de ônibus ou fazer a integração com o VLT.   A integração com as linhas municipais deve ocorrer a partir de dezembro deste ano. A EMTU/SP já iniciou tratativas com as prefeituras de São Vicente e Santos.

Veja a relação das linhas integradoras no site http://www.emtu.sp.gov.br
A empresa também dá previsões sobre a conclusão do sistema que ainda está incompleto:
A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. Atualmente, nove estações das 15 estações previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, atendem a população entre as duas cidades. Neste mês de junho começa a operação comercial da 10ª Estação, a Bernardino de Campos, em Santos. Em outubro deste ano todo o trecho de 11 km de extensão será concluído. 
Para o trecho Conselheiro Nébias – Valongo, de 8 km de extensão, a EMTU/SP aguarda a emissão da Licença Ambiental Prévia pela Cetesb para a publicação do edital de contratação de obras que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Esta ligação do VLT contará com um terminal (Valongo) e 13 estações de embarque/desembarque.
Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 100 mil passageiros  transportados diariamente por 22 VLT´s, 15 deles já entregues pelo fabricante. O restante dos veículos chegará em Santos até 2017. 
O VLT é uma PPP – Parceria Público Privada entre o Governo do Estado de São Paulo e o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, do Grupo Comporte, de Constantino de Oliveira, fundador da Gol Linhas Aéreas e dono de empresas de ônibus como Viação Piracicabana, que também opera no Litoral.

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