quarta-feira, 29 de junho de 2016

Curitiba testa ônibus que funciona até 100% do tempo com eletricidade

29/06/2016 09:33 - Gazeta do Povo

O projeto de eletromobilidade de Curitiba, em parceria com Volvo do Brasil, governo sueco e universidades (UTFPR, UFPR, UP e PUCPR), entrará em sua terceira fase no próximo dia 18 de julho. Segunda geração de ônibus de baixas ou zero emissões de poluentes desenvolvidos pela Volvo, o ônibus elétrico híbrido será testado na linha Juvevê/Água Verde, por um período de seis meses. Com tecnologia plug-in, o elétrico híbrido permite a recarga de bateria em pontos de embarque e desembarque de passageiros. O projeto é resultado de uma parceria global da Volvo com a Siemens, que desenvolveu as estações de carregamento rápido da bateria do motor elétrico, que propicia aos veículos maior tempo de operação em modo elétrico, reduzindo o uso de combustíveis fósseis. Por isso, o veículo foi batizado de Hibriplug.
Ainda em março deste ano, a Volvo começou os testes do ônibus híbrido articulado, o Hibriplus, na linha Interbairros II, sentido anti-horário – linha que transporta uma média de 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. A diferença do Hibriplus para o Hibriplug é que este último tem como base principal de funcionamento a eletricidade, enquanto o primeiro é uma combinação de dois motores, um elétrico e outro a diesel. Se no dia a dia do transporte coletivo de Curitiba o Hibriplus, cujos testes terminam só em agosto, já está alcançando resultados como um consumo 31% menor de diesel do que os ônibus articulados convencionais, o Hibriplug deve mostrar-se ainda mais econômico e limpo.
Como funciona
O Hibriplug oferece flexibilidade de operação, podendo funcionar em modo 100% elétrico em áreas definidas (período em que não emite poluentes e é totalmente silencioso), e em modo híbrido em qualquer parte do percurso. Estima-se que o sistema elétrico híbrido possa reduzir em até 75% o consumo de diesel e a emissão de poluentes. Além disso, o consumo total de energia do modelo tende a ser 60% menor que dos ônibus movidos a diesel, o que representa um enorme ganho ambiental para a cidade. Testes em condições normais de uso numa cidade como Curitiba deverão colocar essas estimativas a prova.
O veículo vai circular na linha Juvevê/Agua Verde, que tem 22,4 quilômetros e transporta cerca de 2,2 mil passageiros por dia. A estação para recarga da bateria foi instalada em um ponto de ônibus em uma pracinha da Rua Menezes Dória, no bairro Hugo Lange, próximo do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.
A recarga da bateria do motor elétrico é feita durante o tempo embarque e desembarque de passageiros e leva, no máximo, 6 minutos para receber uma carga total. A estação carregamento de alta potência foi desenvolvida e instalada pela Siemens.
Assim como acontece como os modelos híbridos já em circulação em Curitiba, a bateria do motor elétrico, além de receber as recargas rápidas nas estações, também é carregada com a energia regenerada pelas frenagens do veículo. O veículo é do tipo padrón, com capacidade para 91 passageiros.
Tecnologia híbrida
Segundo a Volvo, a tecnologia híbrida da montadora já está consolidada mundialmente. De 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos e circulam em 21 países. Curitiba tem, ao todo, desde 2012, 30 veículos de tamanho convencional, batizados de Hibribus, circulando em linhas como Mercês/Guanabara, Água Verde e Detran/Vicente Machado. Já o modelo articulado pode ser visto circulando em cidades como: Budapeste, na Hungria; Hamburgo, na Alemanha; e Sundsvall, na Suécia.
A montadora sueca teria uma vantagem em relação a outras por estar mais de olho nas particularidades da América Latina. Nos testes do ônibus da chinesa BYD em Curitiba, por exemplo, constatou-se que o peso do veículos – 19,6 mil quilos, ou duas toneladas a mais que o modelo convencional – pode ser um problema para o padrão de asfalto brasileiro.
Para os passageiros o ganho com o Hibriplus e o Hibriplug são mais conforto, já que o veículo é mais silencioso e oferece ar-condicionado, e wi-fi, uma novidade no transporte coletivo de Curitiba.

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