sexta-feira, 15 de maio de 2015

Pesquisa revela aumento de passageiros de classe alta no Metrô de São Paulo

Viatrolebus


BY RENATO LOBO 


“Usar o transporte público é habito das classes mais baixas”. Esta afirmação esta cada dia mais em desuso, ainda que não seja difícil encontrar quem pense desta forma. A pesquisa “Caracterização do Usuário e Seus Hábitos de Viagem”, obtida pelo Via Trolebus revela um aumento significativo de passageiros da classe Alta (A1-A2-B1).
Seria um indicativo de que o deslocamento da classe que possuí mais acesso ao automóvel, tem se tornado menos vantajoso nas áreas cobertas pela malha metroviária.
O estudo revela que em 2005 eram cerca de 30% dos usuários oriundos da classe Alta. Em 2014 este índice saltou para 55%. Em contrapartida diminuiu o número de passageiros da classe média. Em 2005 eram 61%, e no ano passado o índice apontou em 45%.
A linha que concentra a maior parte dos usuários com renda mais alta é a 2-Verde (Vila Madalena-Vila Prudente), com 63% dos usuários. A Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Adolfo Pinheiro) é que concentra o maior índice de passageiros da classe média, cerca de 55%.
A pesquisa aponta ainda que em média, o usuário do Metrô mora a 5 km de uma estação e realiza sua atividade-fim num local distante a 2,6 km do local em que desembarca. A pesquisa ouviu 7.080 usuários no ano de 2014. Cabe lembrar que a pesquisa não abrange a Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário