segunda-feira, 25 de maio de 2015

Descaso Insegurança toma conta das estações do Metrô

Insegurança toma conta das estações do Metrô

Dados da Delegacia do Metropolitano, responsável por receber as ocorrências registrados nas estações do Metrô de São Paulo, apontam um aumento de 54,7% no número de furtos. Foram 246 casos em março deste ano – último balanço da Secretaria da Segurança Pública– ante 159 no mesmo período do ano passado.

Somam-se às estatísticas um estupro na estação República (Linha 3-Vermelha) e um jovem que teve o pescoço cortado na estação Santana (Linha 1-Azul).

A noite o perigo é maior, conforme denuncia reportagem do jornal Metro quando afirma que andar de metrô à noite tem exigido atenção redobrada da população. Funcionários da companhia afirmam que, após as 22h30, o número de agentes de segurança é reduzido nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5- Lilás.

De acordo com o sindicato dos metroviários, o contingente de “homens de preto” é composto por 1,3 mil agentes. Desse total, 1,1 mil são divididos em três turnos, entre 4h e 22h. No período final da operação – algumas estações permitem a entrada até 0h30– apenas 200 são escalados para garantir a segurança.

Segundo os relatos dos metroviários, as equipes da noite são concentradas em estações centrais, como Sé, São Bento, Luz, Paraíso e Barra Funda. Classificadas como de maior visibilidade. Eles afirmam que as demais são praticamente “abandonadas”, principalmente as localizadas nos extremos das linhas. “Durante o dia, você tem uma dupla de agentes entre Corinthians-Itaquera e Penha (Linha 3-Vermelha). Depois das 22h30, não há nenhuma. O agente precisa sair de Tatuapé ou da Sé para atender a um chamado”, relatou um agente de segurança que pediu para não ter o nome divulgado. (sc)

*com informações do jornal Metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário