segunda-feira, 17 de março de 2014

PREFEITURA DE SP LIMITA TÁXIS NOS CORREDORES DE ÔNIBUS

Viatrolebus
Imagem de Tercio Teixeira | Folhapress
Imagem de Tercio Teixeira | Folhapress
A prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (14) uma limitação para o uso dos 34 mil táxis nos corredores exclusivos de ônibus: agora táxis são proibidos durante os horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h. A restrição passa a valer a partir de segunda-feira (17), mas os taxistas só serão multados a partir do dia 14 de abril.
Um estudo feito pela prefeitura aponta que os táxis atrapalham a mobilidade dos ônibus, estes que transportam muito mais pessoas. Os dados mostraram ainda, que das pessoas transportadas nos corredores, apenas 1% era levada pelo táxi. Por outro lado, a velocidade dos coletivo é reduzido com a presença deste transporte individual, onde uma simulação feita pela  SPTrans aponta que os ônibus andaram a 17 Km/h contra 24 km/h registrado antes da medida, o que corresponde numa redução de 30%.
Hoje, os veículos podem adentrar as pistas para ônibus em qualquer horário, desde que transporte passageiros. Mas no período em que estão ociosos é muito comum ver o zigue-zague nas avenidas para embarcar as pessoas na faixa da direita, e depois seguir viagem pelo corredor a esquerda.
Faixas exclusivas
Permanece a proibição nas faixas exclusivas dos ônibus, aquela situada à direita da via. Mas haverá uma exceção: A avenida 23 de Maio, conforme informou o jornal SPTV da TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário