sexta-feira, 26 de julho de 2013

SP TERÁ 340 KM DE VIAS PARA BIKES EM 2014, DIZ HADDAD

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) prometeu entregar 340 km de vias para bicicletas (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas), já para o ano que vem. A promessa está em um decreto publicado nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da Cidade, onde estabelece 100 metas para diversas áreas da administração municipal, entre as quais saúde, educação, meio ambiente e transportes. Esses objetivos deverão ser total ou parcialmente cumpridos ao longo do próximo ano. As medidas integram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014.
Você sabe a diferença entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas?
Ciclovia:
A ciclovia é um espaço segregado exclusivo para ciclistas. Existe uma separação física que isola as bicicletas dos outros veículos. Essa separação pode ser feita com grades, muretas, blocos de concreto ou outros tipos de isolamento fixo. Em São Paulo, atualmente, temos a Ciclovia do Rio Pinheiros, da Braz Leme, Radial Leste e Adutora Rio Claro (São Mateus). As ciclovias são encontradas normalmente em vias expressas e avenidas, pois protege o ciclista do tráfego intenso.
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CicloFaixa:
Ao contrário da ciclovia, as ciclofaixas não possuem uma separação física e fixa. Normalmente a separação ocorre por faixas pintadas no chão e a utilização de “olhos de gato”, por exemplo. Temos na nossa cidade a ciclofaixa de Moema, que funciona 24h por dia, é definitiva e possui 3,3 km, e a nossa CicloFaixa operacional de Lazer (operacional porque ela não é fixa, opera somente em dias específicos, sendo desmontada após o horário de funcionamento. Tecnicamente poderia ser chamada também de ciclovia operacional).  A CicloFaixa de Lazer possui, atualmente, 119,7 km de faixas para ciclistas.
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Ciclorrota:
A ciclorrota não possui nenhum tipo de separação. É um caminho recomendado para os ciclistas, que pode ser sinalizado ou não. O carro e a bicicleta dividem a rua e a sinalização, quando existe, aponta preferência dos ciclistas, indicando aos motoristas que a velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada. Trata-se então de uma rota que foi traçada como sendo a melhor opção para que os ciclistas cheguem ao local de destino. Mesmo sendo um trajeto, sem segregação, uma parte ou toda rota pode passar por ciclovias e ciclofaixas. Em São Paulo podemos destacar as ciclorrotas da Mooca, da Lapa e do Brooklin.
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Com as informações de Ciclofaixa

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