segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SP: Velocidade causa 44% das mortes no trânsito

Desrespeito ao semáforo e motoristas alcoolizados aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente
Maioria dos acidentes é por excesso de velocidade (Foto: Flaviane Azambuja/G1)
Um estudo inédito feito pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mostra que o excesso de velocidade é o principal responsável pelas mortes no trânsito da cidade de São Paulo, destaca hoje (12) o jornal Metro SP.
Analisando os acidentes fatais ocorridos na cidade entre 2006 e 2010, o levantamento concluiu que motoristas acima do limite causam 44% das mortes nas ruas e avenidas.
Desrespeito ao semáforo (14%) e acidentes envolvendo condutores alcoolizados (12%) aparecem a seguir no ranking elaborado pela companhia.
Diferente do senso comum, o estudo revela que os carros novos são os que mais se envolvem em acidentes com mortes: 45%, seguido pelos veículos usados, com idade entre 6 e 10 anos, que estão envolvidos em 24% dos acidentes com vítimas fatais.
A maioria das colisões com mortes não ocorrem nos cruzamentos. Três quartos dos casos acontecem no meio da quadra.
Segundo o levantamento, os carros aparecem em primeiro lugar em colisões fatais, com 36%, seguidos pelas motos (31%), ônibus (18%) e caminhões (11%). “Os números mostram que, mesmo com a ampliação de radares, os motoristas continuam desrespeitando as leis e ignorando os limites de velocidade”, afirma o engenheiro da CET, Maurício Regio, responsável pelo levantamento.
Segundo Regio, o relatório serviu como base para a companhia reduzir o limite de velocidade nas principais vias da capital de 70 quilômetros por hora, para 60 quilômetros por hora.
Fonte: Metro SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário