segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Em São Paulo, aluguel de bicicleta em pontos do metrô aumenta quase 20% em um ano

Empresa de aluguel na Paulista diz que público quintuplicou
Estação do Bike Sampa (Foto: Reprodução)
Com o aumento na estrutura viária para bicicletas em São Paulo, principalmente com a expansão da Ciclofaixa de Lazer — que funciona aos domingos e feriados e liga o centro à avenida Paulista — houve um “boom” nos aluguéis de bikes na capital. Nos pontos próximos às estações do Metrô, por exemplo, o crescimento foi de quase 20% em um ano.
De acordo com Mael Caetano, diretor do Instituto Parada Vital – que administra os pontos de aluguel e estacionamento próximos ao metrô – hoje em dia, uma média de 10 mil pessoas por mês alugam ou estacionam suas bicicletas nas estações da Sé, Carrão, Santana, Vila Mariana (veja aqui onde encontrar).
“Percebemos também um aumento de pessoas que estão usando a própria bicicleta, porque nos 18% de aumento [total de registros da Parada Vital] a maioria foi no estacionamento.”
Para usar a bicicleta nesses pontos é necessário fazer um cadastro, apresentando documento com foto e comprovante de residência. A primeira hora de aluguel é gratuita. A partir da segunda, é cobrada taxa de R$ 2 a hora, que pode ser debitada do cartão de crédito do locatário ou pré-paga. Já o estacionamento é gratuito.
Cinco vezes mais
A Bradesco Seguros, que disponibiliza bicicletas para aluguel em quatro pontos da cidade, também registrou aumento de público. De acordo com Priscila Teixeira, funcionária do operacional dos empréstimos, só na Ciclofaixa de Lazer da Paulista o público quintuplicou.
Além da Paulista, a empresa possui pontos na praça heróis da FEB (zona norte), no parque Linear Tiquatira (zona leste) e no parque do Ibirapuera (zona sul).
“Hoje, são 55 bicicletas distribuídas nesses pontos. Mas ainda vamos aumentar. Temos uma média de cem pessoas por dia. Para alugar a bike, basta deixar o RG e pode usar por uma hora. É possível renovar de graça desde que pegue a fila de novo. Na Paulista como é muito cheio, o ideal é chegar antes das 10h.”
Com 32 pontos espalhados pelos bairros da Vila Mariana e Vila Nova Conceição, o projeto Bike Sampa também empresta bicicletas gratuitamente. De acordo com o Itaú, que patrocina o projeto em SP, por causa do aumento da demanda, até o fim do ano, serão cem pontos de retirada espalhados pela cidade.
Os interessados em usar o sistema precisam se cadastrar pela internet no site www.bikesampa.com. É necessário deixar o número do cartão de crédito. É possível usar as bicicletas todos os dias, das 6h às 22h, sempre por 30 minutos ininterruptos, quantas vezes desejar. Após meia hora, é preciso estacionar a bicicleta em qualquer uma das estações por um intervalo mínimo de 15 minutos. Caso o ciclista queira utilizar a bike ininterruptamente, serão cobrados R$ 5 por cada 30 minutos.
Fonte: R7, Por Vanessa Sulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário