sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Entrevista com Jilmar Tatto na Folha


Folha de São Paulo
Futuro secretário de Transportes diz que precisa analisar dados para implantar sistema prometido por Haddad
Compromisso da nova administração é não reajustar a tarifa de ônibus acima da inflação, afirma petista
LUIZA BANDEIRADE SÃO PAULO
Anunciado anteontem como o novo secretário de Transportes de São Paulo, o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) diz que implantar o Bilhete Único Mensal, avaliado em R$ 400 milhões, será um grande desafio.
O novo sistema é promessa de campanha do prefeito eleito Fernando Haddad.
Tatto diz que só quando tiver dados para estudar o sistema atual e as modificações necessárias poderá dizer se o novo bilhete, por meio do qual o usuário paga um tarifa e pode fazer quantas viagens quiser no mês, será implantado em 2013.
-
Folha - Implantar o Bilhete Único Mensal será o seu maior desafio? É comparável ao desafio que foi fazer o Bilhete Único na gestão Marta [Suplicy]?
Jilmar Tatto - Com certeza. O prefeito eleito me deu três diretrizes básicas e falou que nós temos que resolver, que foi tema da campanha. A implantação do Bilhete Único Mensal, a construção de 150 km de corredores e a licitação do transporte público. Vou pegar todos os dados na secretaria, conversar com os técnicos da área e a partir daí apresentar um plano.
Como já fui secretário de Transportes e fiz lá atrás a reestruturação, tenho experiência. Fiz o bilhete, os corredores e a licitação quando era secretário. Não começo do zero, talvez por isso ele tenha me escolhido.
É possível implantar o Bilhete Único Mensal já em 2013?
Não posso responder. Preciso de dados, ver como está o sistema, quais adaptações precisam ser feitas...
Vai depender também da aprovação do projeto na Câmara Municipal?
A impressão que eu tenho é que não. Que o sistema de bilhetagem aprovado na lei em 2003 fala do Bilhete Único. Isso não deixa de ser um Bilhete Único, certo?
Estou falando em tese. Uma hora, três horas, uma vez por mês, digamos que é a mesma coisa. Acho que não precisa de legislação específica. Mas ainda tem que ser estudado.
Será possível fazer a integração do Bilhete Único Mensal com trens e metrôs, que são do Estado?
Não tem sentido não ter integração. Acredito que não vai haver dificuldade por parte do Estado. Até porque beneficia o usuário do sistema como um todo. Vamos trabalhar em parceria.
Que mudanças devem ocorrer com a nova licitação de transporte público?
Os permissionários vencem a licitação no meio do ano. Vamos ter que tomar a decisão de fazer licitação só dos permissionários ou se vamos fazer de todo o sistema, qual o modelo que vamos fazer daqui para frente.
É justamente nisso que vou me debruçar. Ainda não tenho condições de falar sobre as mudanças.
A tarifa de ônibus deve sofrer reajuste em 2013?
Nós não vamos discutir tarifa em cima do nada. Tem que ser discutida em cima da lógica e da necessidade real. Não posso dizer porque não tenho números. Não vamos discutir isso sem a nova licitação, separado da melhoria dos serviços. Nosso compromisso é não aumentar a tarifa acima da inflação.
As licitações atuais para construção de corredores de ônibus serão mantidas?
Não sei em que estágio já está isso. Tenho que ver como está, qual o modelo que foi proposto. Se der para aproveitar, vamos aproveitar.
O senhor já disse ser favorável à cobrança de pedágio urbano em São Paulo. Qual é sua posição atual?
Não vamos implantar o pedágio urbano. O prefeito tem posição muito clara a respeito disso. Temos que melhorar o serviço, priorizando o lado do transporte público de massa, e não o individual. Na medida em que dermos qualidade, o usuário vai migrar para o transporte coletivo. Vamos apostar na qualidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário