terça-feira, 20 de novembro de 2012

Panorama dos sistemas BRT e corredores de ônibus no mundo Inicialmente concebido em 1974, na cidade de Curitiba (Brasil), o conceito de BRT ganhou fama internacional apenas em 2000, quando foi implantado em Bogotá (Colômbia)


AutorGuillermo Petzhold  |  Postado em20 de novembro de 2012  |  FonteThe City Fix Brasil
Mapa dos BRT's pelo mundo
Mapa dos BRT's pelo mundo
créditos: Divulgação

Desde sua criação até hoje já são quase 40 anos, dentro dos quais o BRT se tornou um sucesso mundial, porém, ainda é um desafio encontrar, na internet, informações unificadas sobre sistemas que priorizem o modal ônibus (BRT e corredores de ônibus). Assim, baseado nos dados presentes no BRTdata.orglançado no início de abril, a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) elaborou uma apresentação que aponta, de maneira objetiva, o atual panorama do BRT e corredores de ônibus pelo mundo, abrangendo extensão, demanda e número de cidades nas quais opera.

Observando o gráfico, pode-se perceber que a priorização do transporte por ônibus é difundido em nível mundial, sendo uma solução para a mobilidade urbana adotada em diversos países, tanto os desenvolvidos quando os em desenvolvimento. Atualmente, as 147 cidades catalogadas transportam, diariamente 24,5 milhões de passageiros em 3741 quilômetros de corredores.


Além disso, o documento contempla dados de cidades que planejam a expansão de seus sistemas ou que possuam projetos de implantação. Também foram elaborados gráficos com a evolução do número de cidades que adotaram alguma forma de priorização de transporte de ônibus e com a evolução da extensão desses corredores.

A apresentação será atualizada mensalmente conforme modificações nos dados do BRTdata.org.


 

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APRESENTAÇÃO COMPLETA NO SITE DA EMBARQ BRASIL

Ou acesse por meio do portal BRTbrasil, da NTU, que visa monitorar as obras e projetos de BRT no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário