sábado, 5 de julho de 2014

GDF testa ônibus elétrico chinês na linha executiva do Aeroporto JK

Veículo foi cedido pela empresa BYD, maior fabricante da tecnologia. Ônibus tem motor elétrico para rodas traseiras e autonomia de 250 km.
Ônibus elétrico da empresa BYD que começa a ser testado nesta quinta-feira (3) (Foto: TCB/Divulgação)
Ônibus elétrico da empresa BYD que começa a ser testado nesta quinta-feira (3) (Foto: TCB/Divulgação)
O Distrito Federal passou a operar nesta quinta-feira (3) em  fase de testes um ônibus elétrico que vai fazer o trajeto do Aeroporto Juscelino Kubitscheck até a área central de Brasília.
Segundo a TCB, autarquia que faz a gestão da linha executiva do aeroporto, o veículo foi cedido pelaempresa chinesa BYD, maior fabricante mundial da tecnologia.
As informações coletadas durante a fase de testes do ônibus serão disponibilizadas para empresários, para que seja analisada a viabilidade técnica, econômica e financeira da utilização da tecnologia nosistema de transporte público do Distrito Federal.
O ônibus circula até 250 km entre uma carga e outra e tem um motor elétrico para cada uma das rodas traseiras, o que permite maior eficiência energética do veículo, segundo a TCB. Além de o veículo não usar combustível fóssil, os materiais usados na fabricação das baterias são à base de ferro, em vez de lítio, que é tóxico, e 100% recicláveis.
Em 2012, outro ônibus chinês movido a eletricidade começou a ser testado no DF. O objetivo era que o modelo pudesse ser adotado a tempo para a Copa do Mundo. O veículo rodava até 150 quilômetros entre uma carga e outra. À época, o governador Agnelo Queiroz afirmou que pretendia negociar com empresários chineses a montagem de uma fábrica no Distrito Federal.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário