quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CBTU conclui licitação para instalação de VLT em João Pessoa


Matéria publicada em novembro de 2012



Vencedora fez proposta de R$ 182 mi para VLT na Paraíba e em Natal.

Primeiro Veículo Leve sobre Trilhos deve chegar em 18 meses.

Do G1 PB

Foi concluído na quarta-feira (31) o processo de licitação para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos em João Pessoa. A empresa cearense Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda venceu a concorrência e será a fornecedora de oito trens novos para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos da capital paraibana.
Segundo a CBTU, o primeiro VLT deverá chegar a João Pessoa 18 meses após a assinatura do contrato. Nesta quinta-feira (1º) a Gerência Geral de Licitações da CBTU tornou público, no site da Companhia, a decisão em que confirma a empresa Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, como habilitada para fornecer 20 VLT's novos. Os recursos para a compra dos novos trens estão assegurados pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC – Equipamentos).
A licitação aconteceu na sede da CBTU no Rio de Janeiro. A empresa vencedora apresentou uma proposta de custo de R$ 182.031.342,57 para o fornecimento de 20 equipamentos, oito para João Pessoa e 12 para Natal.
Para o superintendente da CBTU João Pessoa, Lucélio Cartaxo, a confirmação da implantação do VLT na Paraíba é uma grande conquista para os paraibanos, principalmente para a população da Região Metropolitana. “A gente sempre acreditou na modernização dos trens da CBTU em João Pessoa. Com a chegada do VLT os passageiros passarão a ter um transporte moderno, rápido, seguro e muito mais confortável”, afirma.
Cada VLT será composto por três carros movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica. Os carros serão fabricados em caixa de alumínio, tração nas extremidades, com climatização, reserva de espaços para portadores de necessidades especiais com sinalização de acordo com a legislação, sistema sonoro interno, cadeiras acolchoadas e piso antiderrapante.


Matéria publicada em agosto de 2012



CBTU anuncia instalação de Veículo 



Leve sobre Trilhos em João Pessoa



Verba do Ministério das Cidades é de R$ 96 milhões.
Número de usuários deve crescer de 12 mil para 40 mil por dia.

Do G1 PB

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VLT de João Pessoa será semelhante ao de Maceió (Foto: Divulgação/Everaldo Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)VLT de João Pessoa será semelhante ao de Maceió
(Foto: Divulgação/Everaldo Ricardo/Comak/
STU-JOP/CBTU)
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba (CBTU-PB) anunciou nesta sexta-feira (3) que vai instalar oito composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em João Pessoa. Segundo a assessoria da companhia, o novo equipamento será um presente para a cidade pelos seus 427 anos de fundação, comemorados no próximo domingo (5).
De acordo com o projeto da CBTU, o VLT vai substituir os trens antigos que funcionam na Grande João Pessoa há cerca de 60 anos. A meta é que até a realização da Copa do Mundo de 2014, o VLT já esteja em atividade.

A CBTU detalhou que cada composição do equipamento tem três carros de passageiros e deverá ser adquirido ainda neste ano. A audiência pública para a licitação desse novo equipamento deverá acontecer no próximo dia 13, no Rio de Janeiro, segundo informou a assessoria da companhia.
No projeto também está prevista a construção de novas estações em Bayeux e Santa Rita e adequação das outras já existentes. A CBTU estima que o número de usuários transportados pelo órgão vai crescer dos atuais 12 mil por dia para aproximadamente 40 mil por dia. Os intervalos entre as viagens também devem diminuir de uma hora para 20 minutos ou 30 minutos.
Os recursos para a compra dos novos trens estão assegurados pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - Equipamentos), que destinou R$ 96 milhões para serem investidos nos trens urbanos da capital paraibana, conforme informou a CBTU.Segundo o órgão, o VLT de João Pessoa terá facilidade de integração a outros sistemas de transportes existentes e atende às normas internacionais de veículos ferroviários, além de possui ar condicionado, duas cabines de comando que permitem que o veículo opere em monovia, baixo potencial poluidor, baixo consumo de biodiesel e ter capacidade para transportar 562 passageiros por viagem.

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