quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Onde estão os comentaristas e o Ministério Público Federal nesta hora?

blog do zé
Enfim a denúncia sobre o cartel da Siemens no metrô e na CPTM de São Paulo chegou à editoria Poder, da Folha de S.Paulo, depois de transitar do Cotidiano para a primeira página. Passou semanas em Cotidiano, embora o jornal historicamente trate denúncias de corrupção envolvendo políticos na editoria Poder. Desta vez, envolvendo tucanos, preferiu fazer diferente.

De qualquer maneira, a manchete de hoje do jornal diz tudo: "Serra sugeriu que Siemens fizesse acordo, diz e-mail". O jornal conta que um executivo da empresa alemã relatou que o ex-governador José Serra, em 2008, sugeriu que a companhia fizesse um acordo com a espanhola CAF para evitar disputa em torno de uma licitação da CPTM.

A Siemens perdeu a licitação e ameaçava entrar na Justiça. Segundo o e-mail do executivo enviado à Siemens, Serra avisou que cancelaria a licitação se a CAF fosse desqualificada e consideraria outras opções. Serra teria sugerido que a CAF entregasse à Siemens parte do contrato. O acordo acabou não acontecendo. Serra nega que tenha feito tais sugestões.

É bom lembrar que o que deu origem à investigação no Cade sobre o metrô e a CPTM foi justamente a denúncia de acordos entre as empresas.

E a CPI?

São fatos graves e que merecem ser investigados a fundos. Alguns dos diversos fatos já trazidos à tona, inclusive, foram alvo de pedido de investigação da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo nos últimos anos, mas sem sucesso.

Com tudo isso, fica a pergunta: a CPI vai sair? A mídia está pedindo, está pressionando, está denunciando o rolo compressor tucano na Assembleia, está cobrando da Câmara dos Deputados? Está fazendo o mesmo que sempre fez com outros partidos e governos? Ou tucanou de vez?

Onde estão os comentaristas da GloboNews, as doras e elianas da vida? Onde está o Ministério Público Federal, o procurador-geral sempre tão falante? Há recursos federais envolvidos e a ação do cartel foi nacional...

Propinas

O Estadão traz hoje mais detalhes alarmantes sobre propinas pagas pela Alstom – outra empresa também já citada nos pedidos de investigação do PT.

Ontem, o jornal havia publicado material sobre outra propina, da Siemens, para conseguir obras em São Paulo. Seriam quase R$ 25 milhões. O dinheiro teria ido para representantes e funcionários públicos. Mas o que o Estadão não frisou, deixou praticamente escondido, é a pergunta sobre para quem foi essa propina? Para quem esses representantes passaram o dinheiro? Quem são esses funcionários públicos? Quem são os beneficiados da corrupção no governo tucano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário