segunda-feira, 15 de maio de 2017

CET demora mais de 1 hora para atender colisão entre carros na marginal Tietê



Colisão entre três carros aconteceu na madrugada desta segunda-feira (15), na pista central da Marginal Tietê. Informações da Polícia Militar dão conta de que ao menos uma pessoa ficou ferida  (Foto: Reprodução/TV Globo)
ALEXANDRE PELEGI
Diário do Transporte
Aconteceu de novo: uma colisão entre três carros foi registrada na madrugada desta segunda-feira (15), na pista central da Marginal Tietê, em São Paulo. O que não aconteceu foi a promessa da gestão João Doria de atender prontamente aos acidentes nas marginais. O choque entre os três veículos levou 1 hora e 20 minutos para ser atendido por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O acidente foi destaque no programa Bom Dia SP, da TV Globo.
No último dia 3 de maio o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), gerenciado pela gestão João Doria, demorou mais de uma hora para socorrer um motociclista após acidente na marginal Pinheiros, próximo à ponte do Morumbi (zona oeste).
COLISÃO E UM FERIDO
A colisão entre três carros aconteceu na madrugada desta segunda-feira (15), na pista central da Marginal Tietê. Informações da Polícia Militar dão conta de que ao menos uma pessoa ficou ferida, e foi levada para o Pronto-Socorro da Freguesia do Ó.
O programa Bom Dia SP, da TV Globo, informou que o acidente ocorreu por volta das 5h10 nas proximidades da Ponte da Vila Maria, no sentido Ayrton Senna. A equipe da CET só apareceu no local às 6h30.
MESMA TECLA
Sempre que as estatísticas apontam crescimento no número de acidentes nas marginais, o que tem ocorrido com frequência desde o aumento das velocidades nas vias – principal promessa de campanha do prefeito João Doria – a CET-SP repele qualquer ligação entre as duas coisas: velocidade e acidentalidade.
Batendo na mesma tecla, a CET afirma que o Programa Marginal Segura vai “além da readequação da velocidade”, e que houve aumento de 45 para 75 marronzinhos por turno e, por isso, mais ocorrências passaram a ser atendidas.
No Portal da Prefeitura, o prefeito João Doria afirma sobre a Marginal Segura:
“Este é esforço por uma marginal segura. Vocês vão perceber a quantidade de serviços, iniciativas, equipamentos, tecnologia e vigilância envolvidos nesta ação. É um programa muito mais amplo do que apenas a readequação das velocidades”.
VELOCIDADE É PROBLEMA QUE PRECISA SER ENFRENTADO, DIZEM ESPECIALISTAS
Como já citamos em outras matérias, os especialistas continuam contestando o aumento da velocidade nas vias das marginais Pinheiros e Tietê. O engenheiro de trânsito Horácio Augusto Figueira explica que um carro a 60 km/h é capaz de gerar acidente com força 44% maior do que a de um carro a 50 km/h – considerando os limites atual e antigo nas pistas locais das Marginais.
Já Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o aumento nos atendimentos a vítimas nas marginais já era esperado. Para ele, a prefeitura optou por atender os pedidos de parte da população sem usar o que diz a ciência. “Qualquer aumento de velocidade gera aumento de óbitos, feridos e custos. É uma coisa a preocupar muito. Estamos lutando para preservar vidas”, afirma.
OUTRO LADO
A CET informou ao jornal Folha de SP, através de nota, que houve atraso no atendimento porque “a agente que deveria atender a ocorrência parou durante o deslocamento para socorrer um motoqueiro que estava caído na pista.”
A nota da CET diz que a agente não avisou à central que estava prestando um outro atendimento na região, apesar de portar um rádio comunicador.
Ainda segundo a nota, a CET afirma que está intensificando o treinamento de seus agentes e revisando os protocolos de atendimento para evitar falhas.
Já a Polícia Militar não esclareceu as causas do acidente.
Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes
Sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário