terça-feira, 7 de março de 2017

Empresas de ônibus da Grande João Pessoa terão de contratar cobradores novamente

Prazo dado pelo Ministério Público do Trabalho é de 90 dias. Em 10 dias, as empresas já devem informar quantos profissionais serão contratados
ADAMO BAZANI
Diário do Transporte
As empresas de ônibus da Grande João Pessoa terão de contratar em 90 dias cobradores de ônibus.
A obrigatoriedade faz parte de um acordo fechado entre o Ministério Público do Trabalho da Paraíba e as companhias que operam na capital e nos municípios de Cabedelo, Conde, Santa Rita e Bayeux.
A partir de três meses, os ônibus terão de possui no sistema, o mesmo número de cobradores que existia em primeiro de agosto de 2006.
Dentro de 10 dias, as empresas já devem informar quantos trabalhadores cada uma delas deve ter.
Novas demissões de cobradores só poderão ser feitas por justa causa ou quando a bilhetagem eletrônica atingir 90% dos pagantes em cada empresa.
Entre janeiro e dezembro de 2016, foram demitidos aproximadamente 200 cobradores das empresas São Jorge, Transnacional, Santa Maria e Unidas. Ao menos 80 cobradores companhias deverão ser contratados por estas companhias para cumprir a obrigatoriedade.
Já os trabalhadores que forem demitidos após as viações atingirem 90% de bilhetagem eletrônica, deverão ser encaminhados pelas empresas de ônibus ao Senai, Senac, Sest ou outras entidades de formação para cursos profissionalizantes . O Sebrae também dará orientações técnicas para abertura de pequenos negócios para esses trabalhadores.
Além disso, as empresas devem pagar por seis meses uma espécie de bolsa qualificação ao cobrador demitido no valor de um terço do salário mínimo durante a realização dos cursos e após o prazo do seguro-desemprego.
O Ministério Público do Trabalho começou a investigar a retirada dos cobradores em 2015. Os procuradores verificaram que a atual situação coloca em risco a segurança de passageiros motoristas e demais pessoas na via pelo fato de os condutores também cobrarem as passagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário