terça-feira, 7 de março de 2017

Brasil é o país onde se passa mais tempo dentro do carro


ANTP

O Estado de SP


O brasileiro passa quatro anos e 11 meses de sua vida dentro do automóvel. É o país onde se gasta mais tempo no carro. O argentino fica cerca de quatro anos e três meses. O europeu, quatro anos. Na China, a média, é de três anos e um mês, enquanto no Japão não passa de dois anos e cinco meses. É o que mostra uma pesquisa feita com pessoas acima de 15 anos e que usam o carro como meio de transporte. O estudo global realizado pela Citroën, em parceria com a empresa francesa CSA Research, mapeou o comportamento de usuários de automóveis de sete países europeus, China, Japão, Argentina e Brasil e faz parte da campanha “Citroën inspired by you” (Citroën inspirada por você, em tradução livre).
A pesquisa, batizada de “Nossas vidas num carro”, aconteceu entre 26 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro de 2017 em todo o país. O resultado surpreendeu. “O brasileiro passa muito tempo no automóvel”, constata Nuno Coutinho, diretor de marketing da Citroën do Brasil. “A expectativa de vida no País é de 75 anos, portanto, são aproximadamente 7,5% da existência”. Por isso, a Citroën quer conhecer melhor a relação e as experiências das pessoas com o veículo. 
O raciocínio é simples: “Se é para passar tanto tempo dentro de um carro, que seja em um que se preocupa com o conforto e o bem-estar do cliente, ou seja, um modelo da Citroën”, reforça Coutinho. A nova campanha quer transmitir a ideia de como o padrão de qualidade, o conforto e a tecnologia presentes nos modelos da marca podem tornar a experiência a bordo mais agradáveis. “Esse é mais um passo da Citroën para dar continuidade ao processo de reposicionamento de sua imagem, com o objetivo de se aproximar ainda mais dos clientes”, afirma Paulo Solti, diretor geral da Citroën do Brasil. 
Para estreitar essa relação, a fabricante francesa lançou no ano passado programas ligados ao pós-venda, como a manutenção a R$ 1 por dia. Além disso, criou o Citroën Advisor, canal online que permite ao cliente manifestar sua opinião sobre o atendimento das concessionárias no processo de venda e pós-venda, e o St@rt, sistema de e-commerce que possibilita a compra dos modelos C3 e Aircross pela internet em apenas três passos.
CADA VEZ MAIS CONECTADA
Com o estudo, a Citroën reforça a pretensão de ser cada vez mais digital na sua comunicação com o cliente. No mundo todo, ela tem 13 milhões de fãs nas redes sociais e, deste número, 4 milhões estão no Brasil. Segundo Solti, a pesquisa pode direcionar a marca no momento de compor a gama de itens em seus veículos: “As mulheres aproveitam o tempo dentro do carro para se maquiar. Isso pode nos orientar a criar, por exemplo, novos retrovisores pensando nelas”, afirma. “É muito importante lançar produtos diferenciados sabendo o que nossos clientes pensam.” 
Os resultados da pesquisa levaram ao desenvolvimento de quatro filmes, que procuram mostrar como é agradável passar o tempo dentro dos carros da Citroën, e que serão veiculados em canais de TV paga e portais da internet. O principal tem 45 segundos de duração e mostra diversos tipos de comportamento das pessoas dentro do automóvel. 
Outros três filmes menores, de 15 a 20 segundos, apresentam situações do cotidiano enfrentadas pelos motoristas, como a sensação de ser enganado na hora de pedir orçamento em uma oficina. “Conversar com nosso cliente e conhecer as necessidades deles são atitudes vitais para o crescimento da marca não só no Brasil, mas no mercado global”, conclui Solti.

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