segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Evento em São Paulo vai discutir incentivos públicos para veículos elétricos

Em diversos países, há estímulos para veículos elétricos. E no Brasil, como devem ser estas políticas?
Em diversos países, há estímulos para veículos elétricos. E no Brasil, como devem ser estas políticas?
Salão e Conferência ocorrem na zona norte de São Paulo em setembro e devem reunir profissionais do setor, técnicos, representantes do mundo acadêmico, além de expor modelos de bicicletas, motos, carros e ônibus elétricos
ADAMO BAZANI
blogpontodeonibus
Uma das grandes queixas de ambientalistas, técnicos e fabricantes de veículos elétricos é a falta de incentivos à mobilidade mais limpa no Brasil.
É fato que a poluição além de ser causadora de mortes e prejudicar a qualidade de vida, também é responsável por uma grande perda financeira ampliando os gastos com saúde pública e privada.
No entanto, até que ponto o poder público deve se envolver mais?  Quais são os incentivos de fato para que a redução da poluição resultante da operação de veículos que não dependem exclusivamente de combustíveis fósseis seja realmente vantajosa financeiramente? Como devem ser esses incentivos, somente com redução de impostos ou estímulos para criação de uma demanda cativa por veículos menos poluentes?
Estas e outras questões devem ser debatidas na Conferência Latino-Americana de Veículos Elétricos que ocorre simultaneamente ao 12º Salão LatinoAmericano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, no Pavilhão Amarelo, do Expo Center Norte, em São Paulo.
O Salão, que vai ter exposições de modelos de ônibus, carros, motocicletas e bicicletas elétricas ocorre nos dia 1°,2, e 3 de setembro e a Conferência nos dias 1º e 2 de setembro.
Os eventos são gratuitos.
Para debater o papel do poder público, a Conferência vai contar com o painel “Políticas públicas para mobilidade elétrica para o transporte coletivo”, apresentado por Luan Santos, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDS.
O painel vai abordar “a necessidade da discussão das políticas públicas que viabilizem incentivos financeiros, créditos de carbono ou green bonds (bônus verdes) já que o setor de transporte no País é responsável por 14% das emissões de gases de efeito estufa (GEE), sobretudo por conta do modal rodoviário e os veículos elétricos, nesse sentido, despontam como uma alternativa viável, pois além de reduzir o impacto ambiental, garante maior eficiência energética.
O cenário se mostra ainda mais relevante ao se considerar o transporte coletivo, por exemplo, por meio da utilização de ônibus elétricos nas cidades brasileiras. Outros temas como “Bike Sharing e Ciclovias”, “Carpooling” e o “projeto MUV – Mobilidade Urbana Verde” também compõem a programação da conferência promovida pela ABVE.” 
– diz nota da assessoria de imprensa do evento.

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