segunda-feira, 13 de abril de 2015

Porto de Santos bate recorde de movimentação no 1o bimestre

Publicado no Blog do Zé Dirceu 


Na contramão do discurso dominante na oposição e na imprensa, o Porto de Santos, neste primeiro bimestre de 2015, bateu novo recorde na movimentação de cargas. Em toneladas, o acumulado (16,0 milhões) também superou a melhor marca anterior para o período, obtida em 2013 (15,5 milhões), ficando 9,2% acima do mesmo período do ano passado (14,6 milhões).
Na exportação, ainda em toneladas, o acumulado foi de 10,7 milhões, 9,0% acima do mesmo período de 2014 (9,8 milhões). Destaque para o açúcar (+6,8%), café em grãos (+27,8%), palletes de soja (+47,2%), óleo diesel e gasóleo (+24,6%), gasolina (25,7%), óleo combustível (+55,2%) e sucos cítricos (+14,4%).
Na importação, o volume chegou a 5,2 milhões t, 9,5% acima do primeiro bimestre de 2014 (4,8 milhões t). Contribuíram para esse resultado, principalmente, as descargas de enxofre (+44,5%).
O movimento de contêineres também apresentou evolução. Em fevereiro foram movimentados 277,8 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um acréscimo de 7,0% sobre os 259,6 mil TEU operados no mesmo período do ano passado. Já o acumulado do bimestre totalizou 562,8 mil TEU, o que corresponde a 5% acima dos 535,8 mil TEU movimentados nesse período de 2014.
Se olharmos os grandes números do sistema portuário brasileiro (Anuário Estatístico da Antaq), período 2010/2014, constatamos que o volume de cargas (em toneladas) do granel sólido cresceu de 510,4 mil para 590 mil (15,6%). O granel líquido e gasoso passou de 209,9 mil para 231,7 mil (10,4%). A carga geral não conteinerizada cresceu de 44,9 mil para 46 mil (2,4%). Finalmente, a carga conteinerizada, de maior valor agregado, cresceu de 74,1 mil para 101,1 mil, com um expressivo crescimento de 36%!
Se o Jornal Nacional informasse esses números, seria difícil vender a idéia de que estamos numa série crise econômica e de que tudo vai mal. Esses números do sistema portuário revelam, também, o quanto a infraestrutura logística está adequada às necessidades da economia brasileira, tanto internamente, quanto no comércio exterior.
O grave incêndio em tanques de combustível, que durou dias no porto de Santos, afetará os resultados do segundo bimestre mas, até aquele momento, o referido porto estava dando forte demonstração de eficiência. A partir de maio, deverá retomar o patamar de crescimento do primeiro bimestre.
José Augusto Valente é especialista em logística e em infraestrutura.

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