segunda-feira, 6 de abril de 2015

BRT do Vale do Paraíba deve ter projeto funcional concluído em junho, diz EMTU

por 

ônibus
Ônibus intermunicipal em Taubaté. BRT do Vale do Paraíba deve ter projeto funcional lançado em junho, mas obras vão demorar.
Projeto Funcional de BRT do Vale do Paraíba deve ser concluído em junho, diz EMTU
Ainda não há previsão para o início das obras. Corredor vai ligar seis cidades
ADAMO BAZANI – CBN
A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos informou nesta quarta-feira, dia 01º de abril de 2015, que o projeto funcional do BRT do Vale do Paraíba deve ser concluído no mês de junho.
É o primeiro passo para que de fato o corredor de ônibus possa sair do papel.
Ainda no segundo semestre deste ano, devem ser realizadas as audiências públicas para explicar as obras e receber sugestões de empresas e da população em geral. Logo em seguida, vem a etapa dos convênios entre os municípios por onde vão passar os ônibus e a elaboração dos projetos básico e executivo, além dos estudos e licenciamentos ambientais. Só esta última etapa deve demorar dois anos.
Contanto com as primeiras fases, que incluem o projeto funcional e as audiências públicas, o BRT do Vale do Paraíba deve ser realidade só depois de três ou quatro anos.
De acordo com o governo, será um dos maiores corredores de ônibus do estado de São Paulo, com 85 quilômetros de extensão atendendo os municípios de Jacareí, São José dos Campos, Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
A ligação vai ser dividida em quatro trechos:
– São José dos Campos / Jacareí: 22 quilômetros de extensão com ônibus maiores para atender sistemas de BRT
– São José dos Campos/Caçapava: 24 quilômetros de extensão com ônibus convencionais.
– Caçapava / Taubaté: 22 quilômetros de extensão com ônibus maiores e convencionais.
– Taubaté / Pindamonhangaba / Tremembé: 17 quilômetros de extensão.
O traçado ainda vai ser definido, mas o objetivo é tirar os ônibus da rodovia Presidente Dutra e possibilitar redução no tempo de viagem em até 50%

Um comentário:

  1. Obra mais que urgente para nossa região. Muitos moradores de cidades menores tem que trabalhar ou estudar nas maiores e para isso ficam reféns de uma ou duas empresas de ônibus que dominam a região. Em minha cidade por exemplo muitas pessoas tem que se deslocar para as cidades maiores para trabalhar e estudar e para tanto tem que enfrentar a espera por ônibus municipais ( que são pouquissimos e com poucas linhas ) e depois fazer baldeação para os intermunicipais. O monopólio dos transportes em minha região é algo descarado e que precisa acabar. O cidadão merece um transporte de mais qualidade. Parabéns aos autores do projeto! ?Agora aguardamos o início das obras.

    ResponderExcluir