sexta-feira, 10 de abril de 2015

Lá vem o trem, mas muito lentamente

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trem
Ritmo de expansão dos sistemas metroferroviários no Brasil é insuficiente e crescimento da demanda deve diminuir, diz ANPTrilhos.
Trens e Metrô registraram 2,9 bilhões de passagens e ônibus 14,6 bilhões em 2014
Dados dos sistemas metroferroviários são da ANPTrilhos. Sobre ônibus, projeção é sobre número da NTU
ADAMO BAZANI – CBN
O Brasil é ainda um país tipicamente rodoviário, com uma demanda crescente no transporte sobre trilhos, mas com um ritmo de expansão insuficiente.
A conclusão tem como base os números do Balanço do Setor Metroferroviário de Passageiros divulgados nesta segunda-feira, dia 06 de abril de 2015, pela ANPTrilhos – Associação Nacional dos Transportadores sobre Trilhos.
De acordo com a entidade, ao longo de 2014, trens e metrôs em todo o Brasil registraram 2,9 bilhões de passagens.
Este total significa um aumento de 4,4% em relação a 2013, quando os sistemas metroferroviários no Brasil atenderam 2,7 bilhões de passagens.
Já os ônibus urbanos e metropolitanos registraram no País, 14,6 bilhões de passagens em 2014. O total leva em conta número de passageiros diários de 40 milhões divulgados pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
Apesar do crescimento no número de pessoas transportadas por trens e metrôs, os dados da ANPTrilhos evidenciam redução no ritmo de aumento de passageiros. Desde 2010, segundo a entidade, o crescimento anual da demanda sobre trilhos era de 10%, em média. Para 2015, a estimativa é de que o total de passagens suba para 3 bilhões, ou seja, crescimento aproximado de 2%.
Se a demanda de 2013 para 2014 subiu 4,4%, a oferta teve crescimento menor. A malha em todo o País subiu apenas 30 quilômetros, o que significa crescimento de 3%.
Metrôs e trens no Brasil somaram em 2014, 1.002 quilômetros de extensão, 40 linhas, 4,3 mil composições e 521 estações.
O ritmo de expansão do sistema de trilhos no Brasil deve continuar lento. Até 2020, devem ser concluídos 20 projetos de trens, metrôs, VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos ou monotrilhos. Há outros 18 projetos em análise.
Além da falta de investimentos, a ANPTrilhos destacou outros entraves para que o desempenho do setor não seja melhor, entre eles a política de ajuste fiscal que mudou a desonerações sobre as folhas de pagamento dos operadores, o que deve impactar em R$ 73 milhões neste ano, e a elevação da tarifa de energia elétrica.
Vale ressaltar que a ampliação necessária do sistema de trilhos não significa redução dos serviços de ônibus necessariamente. Ônibus e modais metroferroviários se complementam. Não adianta haver um excelente sistema de trilhos, o que não é realidade no Brasil, se não houver um serviço de ônibus de igual qualidade para levar a população até as linhas e estações que não podem chegar a todos os lugares.
Quanto mais há expansão nas redes metroferroviárias, mais ônibus de qualidade superior são necessários levando em consideração o fato de o sistema de trilhos poder atrair mais pessoas que usam apenas carros para se deslocarem.

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