segunda-feira, 6 de abril de 2015

Luxo e tecnologia de ônibus são destaques na Rede Globo

por 

ônibus
Ônibus com alto grau de conforto e tecnologia já podem ser encontrados no mercado, mas ainda são minorias no cotidiano dos transportes: Reprodução: TV Globo
Luxo e tecnologia de ônibus são destaques no “Auto Esporte”
Sistema que impede o veículo de se mover se o motorista estiver alcoolizado e bolsões que dão estabilidade à carroceria chamam a atenção
ADAMO BAZANI – CBN
A indústria de ônibus vive em constante evolução. Itens que há questão de dez ou quinze anos eram impensáveis num veículo de grande porte, hoje saem de linha dos modelos de maior categoria de cada segmento.
O programa Auto Esporte, da Rede Globo de Televisão, trouxe neste domingo, 05 de abril de 2015, uma matéria com dois ônibus mostrando os avanços tecnológicos dos veículos.
Para conhecer os itens de segurança e conforto, a Globo convidou um motorista de ônibus de fretamento e uma passageira, mostrando que, apesar de os veículos estarem mais modernos, os modelos que possuem alta tecnologia embarcada ainda não fazem parte do dia a dia dos transportes.
Um Scania de dois andares e um Volvo com salão alto de passageiros, ambos encarroçados pela Marcopolo, foram as estrelas da matéria.
Bolsões que impedem que as vibrações e movimentos de curva mais acentuadas sejam sentidos pelos passageiros, controle de estabilidade e até um sistema que impede de o ônibus sair caso o motorista esteja alcoolizado chamaram a atenção.
Confira em:
Claro que os ônibus mostrados na matéria não são para qualquer aplicação, diante das más condições das vias em todo o Brasil. No entanto, uma boa parte dos veículos de transporte coletivo poderia ser melhor, mesmo com condições adversas de operação que acabam, em muitos casos, sendo desculpa para investimentos menores.
Por incrível que pareça, em corredores exclusivos, por exemplo, com piso de melhor qualidade, ainda são vistos os urbanos de motor dianteiro que, é verdade, evoluíram, mas possuem nível de conforto menor que modelos de motores traseiro ou central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário