terça-feira, 24 de março de 2015

Cerca de 50 mil estudantes já foram cadastrados para gratuidade na EMTU

por 

ônibus EMTU
Ônibus metropolitano. Benefício só começa dia 30. Cerca de 50 mil estudantes já foram cadastrados. Foto: Adamo Bazani.
Cerca de 50 mil estudantes já foram cadastrados para passe livre nos ônibus metropolitanos de São Paulo
Dados são da EMTU e cadastramento foi feito pelas instituições de ensino
ADAMO BAZANI – CBN
O governo do Estado de São Paulo informou nesta sexta-feira que a Passe Livre Estudantil nos ônibus gerenciados pela EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos só passará a valer a partir do dia 30 de março, uma segunda-feira.
No metrô e nos trens da CPTM, o benefício já está em vigor, se limitando a 48 viagens por mês ou a duas por dia, para o caso dos estudantes que frequentam a instituição de ensino de segunda a sexta-feira.
O passe livre no transporte sobre pneus só vai ser aceito nos ônibus metropolitanos com as cores da EMTU na Grande São Paulo, região metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. A gratuidade também é para estudantes que usam os ônibus e trólebus da Metra, no Corredor Metropolitano ABD.
As instituições de ensino já estão realizando os cadastros dos alunos que têm direito à gratuidade no link restrito dentro da página da EMTU.
De acordo com o governo do Estado, 49 mil e 83 cadastramentos foram realizados sendo:
– Grande São Paulo: 44.280
– Campinas: 2.007
– Baixada Santista: 1.851
– Vale do Paraíba / Litoral Norte: 945
Têm direito ao passe-livre os seguintes estudantes:
– alunos matriculados na rede pública do ensino básico e médio, independentemente da renda;
– estudantes matriculados na rede de escolas estaduais de tecnologia, desde que o curso corresponda ao ensino médio;
– estudantes do nível superior de rede pública que comprovem renda familiar por pessoa de até 1,5 salário-mínimo nacional.
– estudantes de instituições privadas de ensino superior com renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo e que contam com programas como ProUni, Fies ou estão em citas sociais e raciais.
COMO OBTER O PASSE LIVRE ESTUDANTIL:
De acordo com nota do Governo do Estado, devem proceder da seguinte maneira para obter o passe-livre:
– procurar sua instituição de ensino para fazer o cadastro e solicitar o cartão que dará direito ao passe livre;
– a área restrita às escolas no portal da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br) já está habilitada a receber o cadastro dos estudantes que têm direito ao benefício e que será enviado pelos estabelecimentos de ensino;
– os alunos habilitados têm acesso, no portal da EMTU/SP, ao formulário de solicitação do benefício e ao boleto no valor de R$ 17,50 a ser pago na rede bancária;
– após o pagamento, o aluno deverá entregar a documentação exigida – relacionada no portal – ao estabelecimento de ensino, que encaminhará à EMTU. Validada a documentação, a EMTU/SP emitirá o benefício e o encaminhará de volta à escola, onde o passe livre será retirado pelo estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário