segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Montadora indiana desenvolve carro movido a ar comprimido


Batizado de ‘Airpod’ o protótipo desenvolve uma velocidade máxima de 70 km/h carregando até dois passageiros e com uma autonomia de 209 quilômetros.
A montadora indiana Tata Motors desenvolveu um protótipo de veículo com propulsão a ar comprimido, que pode atingir a velocidade máxima de 70 km/h levando até dois passageiros.
Com vocação urbana, o ‘Airpod’ se move a partir da energia gerada por um motor, que usa o ar atmosférico armazenado sob pressão em um tanque de 175 litros.
O ar, depois de empurrar o carro, é liberado normalmente na atmosfera. Para recarregar o tanque há a opção de coletar o gás enquanto o carro se move: ele é comprimido por um pequeno motor elétrico.
Embora tenha a possibilidade de se recarregar sozinho, o Airpod tem uma autonomia de apenas 209 quilômetros. Isso acontece porque o motor elétrico, responsável por comprimir o ar, não tem capacidade suficiente para realimentar o sistema sozinho.
E, ainda que tivesse, ele depende de energia nas baterias para funcionar, que são, em parte, recarregadas pela energia cinética gerada durante as freadas.
De acordo com a Tata Motors, será necessário que o motorista se dirija a postos específicos para realizar a recarga. A empresa não mencionou a possibilidade de que o abastecimento possa ser realizado com compressores de ar comuns, presentes em praticamente qualquer posto de combustível.
O baixo custo também é um atrativo do modelo ambientalmente correto, espera-se que ele seja vendido por US$ 10.000 na Índia.
Fonte: Portal Transporta Brasil, Por Silas Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário