terça-feira, 25 de abril de 2017

Alto Tietê e ABC aumentam mortes no trânsito. Praia Grande reduz. No Estado, índice tem leve queda


Parcela significativa dos acidentes com motos é causada por imprudência de motociclistas. Ocorrências entre as motos e veículos pesados são as mais graves


Maior parte das ocorrências envolve pedestres e motociclistas; homens e jovens são maioria
ALEXANDRE PELEGI

Viatrolebus
O número de atropelamentos em Praia Grande, no primeiro bimestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano anterior, apresentou redução de 38,9%, passando de 18 para 11 casos. Os dados foram informados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). Além disso, o número geral de acidentes viários em todo Município registrou uma queda de 26,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Este ano, ocorreram 308 acidentes, contra 419 de janeiro a fevereiro de 2016. Para a Setran, as reduções são reflexos das ações de educação, sinalização e fiscalização de trânsito realizadas em Praia Grande.
Enquanto a aprazível cidade litorânea comemora, as cidades do Alto Tietê lamentam: na região foram registradas 48 mortes no trânsito no primeiro trimestre do ano. Os casos de atropelamento representam a maior parte dos registros: 17 pedestres perderam a vida no trânsito da região. Os dados são do sistema Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), órgão do governo do Estado.
As sete cidades da região do ABC paulista, na Região Metropolitana de SP, também amargam resultados negativos. Segundo o balanço regional do Infosiga para o trimestre 59 pessoas morreram por causa do trânsito na região, 34,09% mais mortes do que no mesmo período de 2016 (44 vítimas fatais).
Se no Alto Tietê os pedestres foram as maiores vítimas, no ABC este posto foi ocupado pelos motociclistas (com 24 mortes), seguidos de perto pelos atropelamentos (que ocasionaram 22 mortes).
Os dados do Infosiga para a Capital do Estado também foram negativos: o número de mortes em atropelamentos explodiu em março deste ano. Foram 43 ocorrências, contra 28 do mesmo período do ano passado, um aumento de 50%. No geral, em toda a cidade, o índice de mortes teve aumento de 7%.
No Estado de São Paulo os dados do Infosiga apontam uma leve queda de 4,8% nas fatalidades no primeiro trimestre. Foram registrados 1.297 óbitos, contra 1.361 vítimas fatais no ano anterior. Dos que perderam a vida por causa do trânsito no Estado de SP, homens e jovens lideram as estatísticas: 80% são do sexo masculino e 26% têm idade entre 18 e 29 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário