quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

150 anos da Santos – Jundiaí: Aplicativo conta historia da ferrovia

Diário do Transporte

z35
Estação da Luz terá exposição de maquete ferroviária
RENATO LOBO
Um novo aplicativo para celular comemora os 150 anos da primeira ferrovia de São Paulo. O projeto em parceira entre a Unesp e a CPTM lançará no próximo final de semana, dias 18 e 19, o app que contará a história ferroviária.
Os passageiros do Expresso Turístico poderão consultar durante as viagens um mapa on-line, que identificará as estações e as respectivas datas de inauguração.
Foi Desenvolvido dentro do Projeto Memória Ferroviária, da Unesp (Campus de Rosana, Assis e Bauru), e coordenado pelo professor Eduardo Romero de Oliveira.
Nomeado como “SPR 150”, o aplicativo homenageia a São Paulo Railway, companhia inglesa que operava a linha Santos – Jundiaí.
lb02
Em 1992, a linha foi dividida e coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). Os dois trajetos também são utilizados pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.
Exposição
Ficará exposta na Luz uma maquete da primeira locomotiva da São Paulo Railway, cedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), que entrou em operação em 1861. A exposição será na Estação da Luz, neste sábado, das 8h às 16h.

Para baixar o programa, é preciso ter um celular Android e acessar o link https://drive.google.com/file/d/0B5E7KbB6rUn7Y1I5eVZTdGVJLUk/view?usp=sharing
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário