sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aplicativos são opções para recargas de bilhetes de transportes em São Paulo

recarga bilhete
Máquina de recarga em São Paulo. Cartão BOM pode ser recarregado por aplicativo de rotas. Bilhete Único em loja de crédito virtual. Foto: Folhapress – arquivo
Moovit permite recarga do cartão BOM e loja virtual recarrega créditos do Bilhete Único
ADAMO BAZANI
No momento em que ganha destaque a informação de que algumas máquinas de recarga do Bilhete Único estão desligadas em ao menos 26 estações, causando problemas como filas e dificuldades para o usuário obter o crédito da passagem, uma opção, que pode ser interessante para quem tem a modalidade Comum dos cartões de transporte em São Paulo, são aplicativos baixados gratuitamente em celulares.
Quem usa o cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano, aceito nos trens da CPTM, no metrô, nos ônibus e trólebus da Metra e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, pode fazer a recarga através do aplicativo Moovit, que informa dados como trajetos, localização dos veículos e horários de passagem dos ônibus em determinados pontos. Se o usuário acessar a tela principal do Moovit, no menu Configurações, pode clicar no símbolo de + e optar por Cartão BOM. Depois basta selecionar a cidade, preencher um cadastro e fazer a compra da modalidade comum pelo cartão de crédito. O Moovit funciona para sistemas iOS, Android e Windows Phone.
De acordo com a assessoria de imprensa do Moovit, foram feitas cerca de 30 mil transações do cartão BOM desde quando a função foi disponibilizada em setembro.
Para recarregar o Cartão BOM, também pode ser usado o aplicativo de celular “BOM MOB”. O usuário pode realizar recargas para a modalidade Vale-Transporte e Comum dos cartões BOM e BOM+,  além de consultar o saldo do bilhete. No caso do tipo Comum, as compras de passagens podem ser feitas pelos cartões de crédito Visa ou Mastercard. O valor mínimo é de R$ 5,00 e o máximo de R$ 100. Mas ainda o passageiro terá de ir às estações. Logo após a confirmação do pagamento, o usuário já pode fazer a recarga nas estações do Metrô ou CPTM, em lojas e quiosques do Cartão BOM ou nos terminais metropolitanos operados pela Metra, no Corredor ABD. Se preferir, o passageiro pode esperar 48 horas e fazer o carregamento do cartão automaticamente dentro dos ônibus gerenciados pela EMTU ou trólebus e ônibus da Metra.
Já o Bilhete Único de São Paulo, usado nos ônibus municipais da capital paulista, na CPTM e também no metrô, pode ser recarregado através da conta corrente digital Zuum. O serviço é gratuito. Basta o passageiro transferir o dinheiro do aplicativo para o Bilhete Único. A ferramenta pode ser usada por qualquer operadora de planos pré ou pós-pagos de celular. A opção é para as modalidades avulso, mensal, semanal e diário do Bilhete Único.
A Rede Ponto Certo, responsável pelas máquinas das estações, também possui um aplicativo de celular para o Bilhete Único. Basta numa loja virtual procurar Rede Ponto Certo Bilhete Único.
Todos os aplicativos podem ser baixados gratuitamente e, no caso da conta virtual, não há cobrança de taxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário