AUTOR: RENATO LOBO
Conhecido por políticas públicas em prol da Mobilidade que resultaram em grandes melhorias na cidade de Bogotá, na Colômbia, como a ampliação de ciclovias e a criação de sistemas de Corredores do tipo BRT (Bus Rapid Transit) inspirados de Curitiba, Enrique Peñalosa foi eleito novamente prefeito da cidade.
Peñalosa governou a cidade entre 1998 e 2001, e já participou de diversos fóruns e congressos sobre o tema, inclusive no Brasil. E sua gestão passada, sofreu ameaça de impeachment, por uma parcela conservadora da cidade que era contra a restrição do uso de automóvel.
“Nós construímos uma cidade mais para as pessoas e menos para os carros. Tiramos dezenas de milhares de carros das ruas e fizemos novas calçadas”, disse o novo prefeito em uma entrevista ao site “The CityFix Brasil”.
Engana-se quem acha que o administrador público que privilegia a democratização do espaço urbano em detrimento do transporte individual seja necessariamente de esquerda ou de direita, como ocorre em São Paulo. O vencedor das eleições de Bogota foi candidato de um partido de centro-direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário