segunda-feira, 30 de maio de 2016

História: “Empreza” Auto Viação São Bernardo – uma imagem, várias lições

blogpontodeonibus

ônibus Carbrasa
Anúncio da “Empreza” Auto Viação São Bernardo do Campo, de 1960, destacava o tempo de operação da companhia, uma das pioneiras da região, fundada em 1934.
Companhia de ônibus marcou o início da ligação profissional por transportes coletivos entre o ABC e a capital paulista
ADAMO BAZANI
Os transportes coletivos são tão relacionados às histórias humanas particulares e ao desenvolvimento social e econômico coletivo, que apenas uma imagem pode reconstituir parte da memória de uma região e, consequentemente, do País.
É o que ocorreu com um anúncio antigo da “Empreza” Auto Viação São Bernardo Ltda (grafia da época) dos anos de 1960.
A imagem mostra um ônibus Carbrasa, em perfeito estado – novinho, e exalta os 30 anos de operação da companhia de ônibus, transportando “com segurança conforto e presteza o povo de São Bernardo.”
De acordo com dados da Jucesp – Junta Comercial do Estado de São Paulo, a empresa de ônibus foi constituída em 16 de julho de 1934.  A data é referente à época em que São Bernardo do Campo ainda tinha como uma das principais atividades a indústria moveleira, mas também contava com várias áreas rurais.
As necessidades de deslocamentos para a Capital Paulista, que já se constituía como metrópole, aumentavam a cada ano.
Assim como outras companhias de transporte da região do ABC Paulista – na época tudo era São Bernardo, a empresa Auto Viação São Bernardo veio para atender a esta necessidade.
A primeira garagem era na Rua General Osório, 37, na região central de São Bernardo do Campo.
Os fundadores foram José Romano, José Borali, Luiz Antônio Angeli, Heitor Tosi.
Em poucos anos, a família Romano, de origem italiana, se tornou uma das maiores investidoras no setor de transportes de passageiros do ABC Paulista.
ônibus Carbrasa
Registro de formação da empresa. Famílias pioneiras ajudaram no desenvolvimento do ABC e da Capital pelos transportes.
Pela data de fundação, é possível concluir que “Empreza” Auto Viação São Bernardo Ltda foi uma das primeiras companhias de ônibus urbanos a operar na Rodovia Anchieta, na ligação entre São Paulo e o ABC Paulista. A Anchieta teve as obras iniciadas em 1939 e a primeira etapa foi concluída em 1947.
Na época da foto e do anúncio, São Bernardo do Campo já tinha se tornado um dos principais polos industriais da América Latina, reunindo montadoras de veículos, como Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania, além de importantes indústrias de autopeças.
Isso fez com que se intensificasse a necessidade de deslocamentos de São Bernardo para São Paulo, mas também de São Paulo para São Bernardo do Campo.
Os ônibus mais uma vez atenderam a este clamor social pelo desenvolvimento e corresponderam de maneira rápida ao que a sociedade precisava. Pelas janelas destes veículos, era possível ver como a capital e o ABC mudavam.
O historiador, pesquisador e especialista, Mário dos Santos Custódio, explica para o leitor do Blog Ponto de Ônibus, os caminhos deste desenvolvimento pelos ônibus da Viação São Bernardo. Acompanhe:
PINTURA: sinceramente, nunca soube da Empresa Auto Viação SÃO BERNARDO ter essa cor. A cor que sempre conheci foi amarela e azul marinho, em contraponto à cor amarela da Empresa Expresso SÃO BERNARDO DO CAMPO. Ambas corriam no trecho SBC – SP, por três rotas: via Anchieta, via Caminho do Mar e via Vergueiro. A linha via Anchieta era chamada de EXPRESSINHO. Essa pintura está mais para a TRANS-BUS do que para a SÃO BERNARDO, mas como contra a imagem não há argumento, fico por aqui, saudando mais um conhecimento .
LETREIRO: perceba que o letreiro é EXPRESSO SÃO BERNARDO DO CAMPO, indicando que o carro saia de SP direto para São Bernardo do Campo, assim como havia os letreiros EXPRESSO SANTO ANDRÉ e EXPRESSO CAPUAVA, da EAOSA (marrom, creme e branco) e CAPUAVA (azul e branco). Porém, essa história de expresso nem era necessário, porque o tráfego à época para o ABC era bem pequeno. Os grandes congestionamentos começaram mesmo a partir dos Anos 70, potencializando-se a partir de 1975, particularmente nos trevos da Anchieta e no Centro de Santo André. Uma vez fiquei 4 horas para ir da Avenida Padre Anchieta – Centro, à Rua Carijós – Vila Alzira, região onde morava, num Jaraguá da Auto Viação VILA ALPINA, na linha VILA ALPINA – VILA LINDA (naquela época, eles vinham pela Rua das Figueiras, entravam na Rua das Monções e viravam à direita na Avenida Padre Anchieta para atingir a Avenida Quinze de Novembro, algo impensável hoje em dia).
EMPRESAS DISTINTAS: assim como a SÃO BERNARDO e a SÃO BERNARDO DO CAMPO, é bem possível que elas eram uma só e tenham cindido em algum momento do passado, nos anos 60 ou 70, dando origem às duas citadas no item PINTURA, acima exposto. Uma pesquisa mais detalhada nos arquivos do DER (que jurisdicionava as linhas d’antão poderá solucionar a dúvida).
PONTO FINAL: na época da foto, as linhas que iam para o ABC ainda partiam da Praça Clóvis Bevilacqua, até porque o Parque Dom Pedro II que ainda não estava sendo preparado para ser terminal de ônibus (registre-se que por um tempo as linhas do ABC passaram a sair do Parque Xangai, no Glicério). Em 1967, durante pouco tempo, saíram do SACOMÃ, já que a Prefeitura de São Paulo desejava e, conseguiu, que todos os ônibus provenientes das cidades vizinhas deveriam sair de bairros distantes do Centro (assim foi com as linhas para ITAPECERICA DA SERRA, que deixaram o Anhangabaú para Pinheiros e Santo Amaro, por exemplo). Algumas mudanças não vingaram, como as do ABC e GUARULHOS, retornando ao Parque Dom Pedro II.
Voltando às linhas em questão, em São Bernardo do Campo, elas saíam do LARGO DA MATRIZ. Posteriormente, passaram a sair da esquina da Rua Marechal Deodoro com a Rua Frei Gaspar, depois Rua Marechal Deodoro esquina Avenida Rotary, mais precisamente em frente à antiga Fábrica da BRASTEMP, hoje o WALMART/FERRAZÓPOLIS.  Na sequência, com a expansão dos bairros e o asfaltamento de ruas e avenidas, diversas linhas foram prolongadas. Esta, após passar para a Viação SANTO IGNÁCIO, passou a correr no trecho BAIRRO DOS CASAS – PARQUE DOM PEDRO II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário