terça-feira, 3 de maio de 2016

Com previsão de investimentos menores, Governo do Estado quer que metrô busque mais receitas próprias

onibus
Trem do Metrô na época da inauguração de uma estação da Linha 2- Verde, que teve investimentos congelados.
Proposta é novidade na LDO para 2017. Arrecadação deve sofrer queda de R$ 16,5 bilhões
ADAMO BAZANI
blogpontodeonibus
Se a crise econômica, que teve início na crise fiscal, afeta o desempenho da Prefeitura de São Paulo para a expansão da malha de corredores de ônibus (Veja em:http://wp.me/p18rvS-6m5 ), o mesmo fator interfere na arrecadação do governo estadual e, como consequência, no ritmo de obras de ampliação da malha de metrô e para os três monotrilhos.
Na LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias referente a 2017, enviada pela gestão de Geraldo Alckmin para a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado de São Paulo prevê uma queda de arrecadação na ordem de R$ 16,5 bilhões .
A receita para 2017 será de R$ 193,5 bilhões. Para este ano, já com a correção da inflação, a receita prevista é de R$ 210 biliões.
As previsões de despesas, como consequência, também tiveram queda.
Mantendo o ritmo de investimento para este ano, a gestão Alckmin deve aplicar R$ 205,6 bilhões. Já para 2017, a previsão é de R$ 191,7 bilhões.
Poderes relacionados ou indiretos à administração, mas que dependem de verbas estaduais, terão autonomia para cortar gastos por conta própria. Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Defensoria do Estado e Ministério Público do Estado de São Paulo podem publicar atos estabelecendo o total de verbas a serem contingenciadas caso haja necessidade ao longo de 2017.
Outra novidade no documento é que empresas e autarquias com participação do Estado, como o Metrô e a Sabesp, deverão buscar receitas próprias e outras alternativas para expansão das atividades. Esta previsão não constava nas últimas edições da LDO.
Assim, por exemplo, o metrô deverá buscar mais alternativas de receita.
Na proposta, o Governo do Estado colocou estimativas de avanço de obras e modernizações em diversas áreas.  Para transporte e mobilidade as principais previsões são:
–  Linha 4-Amarela Metrô : avanço de 25% nas obras
– Linha 17-Ouro monotrilho da zona sul:  avanço de 20% nas obras linha
– Linha 15-Prata monotrilho da zona leste: avanço de 14% nas obras
–  Linha 18-Bronze do ABC Paulista monotrilho: sem previsão
– Construção da Rodovia do Contorno da Tamoios Litoral Norte: avanço de 30% nas obras
– Trecho Norte do Rodoanel: avanço de 27,5% nas obras
– Modernização de barcos de travessias litorâneas: 10% de renovação de frota

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