segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A guerra primitiva dos paulistanos contra a bicicleta

Nogueira pergunta: o que fez o Cerra para melhorar a mobilidade ?



    Conversa Afiada reproduz Paulo Nogueira: do centro do mundo ele atira no centro do imenso provincianismo da paulicéia tucana.

    A GUERRA PRIMITIVA DOS PAULISTANOS CONTRA A BICICLETA E CONTRA O PROGRESSO



    por Paulo Nogueira

    Você mede hoje o avanço social de uma grande cidade pelas bicicletas.

    Quanto mais ciclistas, mais avançada.

    Copenhague e Amsterdã são modelos mundiais.

    Londres, Nova York e Paris se empenham tenazmente para aumentar o número de bicicletas nas ruas e reduzir o de carros.

    São Paulo, miseravelmente, ficou para trás, por conta de administrações ineptas como a de Serra.

    E quando aparece enfim um prefeito disposto a corrigir um atraso humilhante ele é recebido não com aplausos – mas com uma camada selvagem de resistência.

    Um dia vamos tentar entender como São Paulo se tornou uma cidade tão infestada de pessoas que abominam inovações e mudanças.

    O túmulo do samba se converteu no túmulo das novidades.

    Um episódio simbólico ocorreu neste domingo, quando Haddad, de bicicleta, inaugurava uma ciclovia. Um casal de patetas imobilizou sua bicicleta e proferiu insultos. Sinal dos tempos, as mulheres dos desvairados se tornaram cúmplices. Antes, sensatas, elas eram um contraponto a maridos encrenqueiros. Agora, contribuem para o incêndio.

    Haddad não inventou a roda. Estava na cara, quando ele assumiu a prefeitura, que o maior drama da cidade era a mobilidade.

    Se antecessores como Serra e Kassab não viram isso é porque a incompetência deles é desumana.

    Haddad viu, portanto, o óbvio.

    E agiu.

    Sob o estímulo de uma mídia cujo cérebro estacionou no século passado, os donos de carros começaram a criar problemas sobre problemas.

    É como se a cidade pertencesse a eles.

    Em sua cegueira egoísta, não se deram conta de que a diminuição dos carros nas ruas seria um bem para todos.

    Haddad teve a explicar a jornalistas ignorantes como o professor Villa que primeiro você tem que abrir ciclovias para depois aparecerem e se multiplicarem os ciclistas.

    Nas eleições municipais do ano que vem, é possível que Haddad seja punido por ter tentado tirar São Paulo do primitivismo em termos de bicicletas.

    Mas a história da cidade reconhecerá nele um espírito sintonizado com o sue tempo.

    Pois não é possível que, indefinidamente, os paulistanos serão cobertos pelo grau de obtusidade e reacionarismo que é hoje a marca de uma metrópole que foi sempre tão dinâmica e aberta a novas ideias.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário