quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Investimento do PAC no metrô de SP é "pacto federativo transformado em ação"

Publicado em 29 de Janeiro de 2014

Mais uma importante obra de mobilidade urbana começa a sair do papel. Foi assinado hoje (29/1), em São Paulo, o Termo de Compromisso para viabilizar o repasse de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para a obra da Linha 18-Bronze do metrô paulista. A parceria entre o governo federal, governo estadual de São Paulo e Prefeitura da capital paulista foi fundamental para a concretização desse investimento, que quando concluído, ligará a região do ABC paulista à rede metroferroviária de São Paulo. São 26 trens para atender à demanda diária, estimada em 314 mil passageiros.
"Esse é o pacto federativo transformado em ação", afirmou o ministro Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, que participou da solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Segundo ele, sem esse tipo de parceria, seria impossível fazer investimentos em mobilidade urbana no país. 
O empreendimento foi selecionado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades e a participação do governo federal é de R$ 1,6 bilhão - R$ 400 milhões de Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 1,2 bilhão de financiamento público com juros subsidiados. O valor total da obra é de R$ 4,2 bilhões.
A Linha 18-Bronze terá 14,9 quilômetros com tecnologia de monotrilho com início na estação Tamanduateí à Djalma Dutra. No total, serão 13 estações e o metrô passará por São Paulo, Santo André, São Caetano e São Bernardo do Campo. Também está prevista a implantação de ciclovia em todo o trajeto e bicicletário nas estações.

O governo federal já investiu aproximadamente R$ 93 bilhões em mobilidade urbana no país que, somados aos R$ 50 bilhões do Pacto da Mobilidade Urbana anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em julho de 2013, totalizam cerca de R$ 143 bilhões de recursos disponíveis para obras no setor. Saiba mais no infográfico acima.
No Pacto da Mobilidade Urbana, até o momento, a presidenta Dilma Rousseff destinou R$ 10 bilhões para o estado de São Paulo, sendo R$ 4,2 bilhões de OGU e R$ 5,8  bilhões de financiamento público. Deste total, R$ 5,4 bilhões foram destinados para o governo do estado, R$ 3 bilhões para a prefeitura, R$ 1,2 milhão para Campinas, R$ 793 milhões para a região do Grande ABC e R$ 769 milhões para Guarulhos e Osasco.
No estado de São Paulo, os investimentos do governo federal em mobilidade urbana (Pacto da Mobilidade Urbana e PAC) totalizam R$ 37,6 bilhões. 

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