sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A importância das novas concessões rodoviárias


José Augusto Valente
Foto: Eliel Oliveira (Diário MS)
Foto: Eliel Oliveira (Diário MS)
O governo federal anunciou no dia 31/1/14 uma nova rodada de leilão para concessão de cinco rodovias, ainda em 2014. Serão transferidos para a iniciativa privada 2.625 quilômetros e duplicados 2.282.
Foram incluídas no pacote a Ponte Rio-Niterói; a BR-163, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA); a BR-364 entre Rondonópolis e Goiânia pela 060 (a chamada “rota da soja”); a BR-364 GO/MG; e a BR-476/BR-153, entre as BRs 282 e 480, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pretendo neste artigo fazer uma sintética avaliação da importância dessas rodovias para a logística de cargas brasileira.
Ponte Rio-Niterói
Será licitado um novo contrato da ponte Rio-Niterói – o atual se encerra em 2015 –, que incluirá melhorias no acesso da via, em Niterói, e à Linha Vermelha. Todos sabem da importância dessa ligação, o que prescinde de mais explicações.
Em relação à tarifa, penso que o valor deverá cair, se houver muitos concorrentes na licitação, pois a tarifa atual (R$ 4,90) vem de um período de maior risco de tráfego, o que não ocorre agora.
BR-163/MT/PA
Embora desconhecida da maioria dos brasileiros, esta rodovia tem importância estratégica pois liga um grande centro produtor de soja, que é o norte e nordeste de Mato Grosso, com os portos de Miritituba e Santarém, ambos no Rio Tapajós/PA. São cerca de 285 quilômetros no Mato Grosso e 670 quilômetros no Pará.
Quando essa rodovia estiver totalmente pavimentada, alguns milhões de toneladas de soja serão escoados por ali e não descerão mais para Santos e Paranaguá. Um bom efeito colateral dessa rodovia será desafogar estes dois portos, no que tange à soja e outros produtos daquela região.
BR-364/MT/GO/MG
O trecho consiste das BRs-364 e 060, ligando Rondonópolis (MT) e Goiânia (GO) e da BR-364, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG)
Interliga o Triângulo Mineiro, com Cuiabá e daí aos portos de Miritituba e Santarém, no Pará. Com acesso a Goiânia, via BR-060/GO. Toda essa área é de importância estratégica para a agricultura e pecuária, com vistas à exportação pelos portos do Pará.
BR-476/BR-153/SC/RS
Trecho que compreende as BR-476/153, ligando os municípios de Lapa (PR) e Chapecó (SC) até a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. Esta rodovia, integrada às BR-282/SC terá papel estratégico para a movimentação dos produtos da agricultura, da pecuária e da agroindústria, de pequenos e médios produtores catarinenses e gaúchos. A BR-282/SC é a rodovia de acesso aos portos de São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí e Navegantes.
Como se vê, esse conjunto de futuras novas concessões – à exceção da Ponte Rio-Niterói – dará uma condição bem melhor do que se tem hoje para a movimentação das cargas e insumos dos pequenos, médios e grandes produtores rurais, não resolvendo totalmente – o que somente ocorrerá com a ampliação da malha ferroviária e de algumas hidrovias –, mas reduzindo sensivelmente os problemas verbalizados pelo segmento do agronegócio e da agricultura famíliar.
José Augusto Valente é Diretor Executivo do portal T1 de logística e transportes.

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