sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Trólebus, música, informação e muito mais no aniversário de São Paulo

por 

ônibus
Trólebus antigo de São Paulo vai circular ao lado de outros ônibus elétricos modernos no centro histórico da cidade. Na Sala São Paulo, CBN realiza programação especial, com a participação do público, com música, cultura, debates e notícias. Foto: Adamo Bazani
Aniversário de São Paulo e uma série de atrações na cidade
Passeio de trólebus, músicas, teatro, debates e informação vão marcar as comemorações dos 460 anos da maior cidade da América Latina. Ciclofaixas, no entanto, não serão mais implantadas na região central
ADAMO BAZANI
É impossível dar apenas uma definição para São Paulo.
A cidade que completa 460 anos é a que trabalha, a que diverte, que tem história, que busca um futuro melhor. É a cidade onde se reclama, se discute, se debate, mas também, onde há arte, entretenimento, cultura, música.
Sendo assim, não seria suficiente apenas uma atração para homenagear a cidade.
Neste sábado, estão previstas diversas atividades que vão trazer momentos de lazer, de reflexão, vão relembrar a história e mostrar como pode ser o futuro.
Os transportes foram e ainda são essenciais para o desenvolvimento da cidade. Os serviços de mobilidade urbana dão à população acesso a direitos básicos como saúde, educação, lazer, trabalho e renda. E um dos modais que tem a cara de São Paulo é o trólebus, que representou um marco na evolução do setor na cidade. O tradicional passeio de trólebus por pontos históricos da cidade vai contar também com novos modelos de veículos não poluentes, como o ônibus elétrico que funciona somente com bateria e é testado em linhas municipais.
Já na Sala São Paulo, um dos pontos mais tradicionais da cultura na cidade, a Rádio CBN vai fazer uma programação especial. O CBN São Paulo, apresentado por Fabíola Cidral e produzido pela jornalista Gabriela Gonçalves, vai trazer música, com Paula Lima e “Demônios da Garoa”, entre outras atrações. Debates e notícias da cidade com plateia, dentro da programação jornalística da emissora, vão marcar as reflexões sobre a cidade. Também serão conhecidos os vencedores do prêmio Cidadão Sustentável.
Fica um alerta, no entanto, para quem desejava comemorar o aniversário da cidade pedalando. Depois de pedido da PM – Polícia Militar, que espera manifestações na capital paulista, as ciclofaixas não serão implantadas mais neste sábado na região central, de acordo com informações da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – divulgadas no final da tarde desta sexta-feira.
Confira os detalhes das atrações:
PASSEIO DE TRÓLEBUS E ÔNIBUS A BATERIAS PARA COMEMORAR SÃO PAULO DE TODAS AS ÉPOCAS:
Uma programação especial e gratuita, que já se tornou tradicional, está pronta para os paulistanos no feriado de 25 de janeiro. Para comemorar os 460 anos de São Paulo, a Prefeitura oferece, neste sábado, o Passeio Turístico de Trólebus por vias do centro histórico e cultural da cidade.
Serão 16 ônibus à disposição do passeio, cinco a mais do que em 2013. Além de 13 trólebus comuns, haverá 2 trólebus articulados e uma novidade: a possibilidade de experimentar a viagem em um ônibus movido a bateria, que quase não faz ruídos nem emite poluentes, é fabricado na China e está sendo testado pela SPTrans em São Paulo desde dezembro.
“Será uma boa oportunidade para os paulistanos e os visitantes conhecerem o centro da cidade de uma forma diferente e utilizando o transporte público, estamos todos de parabéns”, avalia o secretário de Transportes, Jilmar Tatto.
Para completar o clima de aniversário, o passeio contará com uma atração inédita. Quatro artistas do grupo Trovadores Urbanos farão oito apresentações, de aproximadamente 20 minutos cada uma, nas filas de embarque. Serão dois rapazes e duas moças que, usando figurino dos anos 20, irão homenagear a cidade e os paulistanos interpretando um repertório clássico, formado por composições de Adoniran Barbosa e outros artistas, além de pedidos do público.
A viagem do Passeio Turístico de Trólebus dura 40 minutos, parte do Páteo do Colégio e termina na Rua Venceslau Brás, perto da Praça da Sé. Das 9h às 15h deste sábado, será possível aproveitar a programação que terá guias de turismo da SPTuris contando um pouco da história do centro da “quatrocentona” mais charmosa do País.
O passeio acontece pela nona vez consecutiva e para os organizadores já faz parte do calendário de comemorações do aniversário da cidade. Uma verdadeira aula de história que destaca pontos como o Páteo do Colégio e a imponência do Theatro Municipal.
Também no roteiro estão o prédio que abriga a atual sede da Prefeitura, a Avenida Ipiranga, o Mosteiro de São Bento, os edifícios Martinelli e Itália, além de outros cartões postais importantes, como a Catedral da Sé e o Viaduto do Chá.
O Passeio Turístico de Trólebus é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Turismo (SPTuris), com apoio da Ambiental Transportes Urbanos, Secretaria de Transportes Metropolitanos (Metra/EMTU), Consórcio Via Aérea, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Militar, Subprefeitura da Sé, e secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Saúde (Samu) e de Assuntos Relacionados ao Turismo.
Serviço
Passeio Turístico 2014
Data: 25 de janeiro de 2014
Ponte de partida: Páteo do Colégio
Horário: 9 às 15 horas
SÃO PAULO NÃO VAI TER CICLOFAIXA NO ANIVERSÁRIO POR CAUSA DE MANIFESTAÇÕES:
A pedido da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que alega motivo de segurança, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que não haverá a implementação da ciclofaixa na região central da cidade, amanhã, 25 de janeiro.
A PM argumenta que ocorrerão eventos e manifestações de grande proporção nessa área e, por questão de segurança, pede a suspensão.
Em função dessa postura da PM, a Bradesco Seguros informou à CET que não implentará as ciclofaixas.
Diante desse quadro apresentado pela PM, a CET reitera que não haverá a ativação nas seguintes vias:
- Pça. Dr. João Mendes / R. Anita Garibaldi / R. Roberto Simonsen / R. Venceslau Brás / R. Boa Vista / R. São Bento / Pça. Do Patriarca / Vd. do Chá / Pça. Ramos de Azevedo / R. Barão de Itapetininga / Av. Ipiranga / Pça. da República / Av. Vieira de Carvalho / Lgo. do Arouche / Lgo. São Francisco / R. Benjamin Constant / Pça. da Sé / Vd. Santa Ifigênia / Av. Cásper Líbero / R. Mauá / Pça. da Luz)
- Av. Liberdade e Rua Vergueiro
- Av. Paulista e Av. Bernardino de Campos
No domingo, 26, a ativação ocorrerá normalmente, das 7h às 16h.
MÚSICA, GASTRONOMIA, DEBATES E INFORMAÇÃO NA SÃO PAULO DE 460 ANOS:
Para comemorar os 460 anos da principal metrópole brasileira, a CBN prepara festa num dos endereços mais cultuados da capital: a Sala São Paulo. No sábado, dia 25 de janeiro, a programação especial do CBN SP, comandado por Fabiola Cidral, terá ainda a entrega do Prêmio Cidadão Sustentável 2013. Esta é uma parceria da rádio que toca notícia com o Catraca Livre e a Rede Nossa São Paulo, que visa a valorizar o trabalho de pessoas que transformam a cidade num lugar melhor para se viver.
As atrações do CBN São Paulo especial são imperdíveis. A recepção da festa será feita pela Terra da Garoa, com a participação dos Demônios da Garoa e do espetáculo Samba Sampa, um musical que fala da São Paulo dos anos de 1920. O espetáculo terá José Rubens Chachá, como Oswald de Andrade, e Thobias da Vai-Vai. Em seguida, a premiada Orquestra Sinfônica de Heliópolis, regida pelo maestro Edilson Ventureli, vai receber a cantora Paula Lima num show exclusivo. O programa, ao vivo e com plateia, contará também com os nove finalistas do prêmio e dos comentaristas Mario Sergio Cortella e Gilberto Dimenstein.
O Prêmio Cidadão Sustentável, que está em sua segunda edição, poderá ter dois ganhadores – além do júri técnico, um júri popular votará até as 10h30 no grande vencedor. Os nove finalistas já venceram centenas de outras indicações em cada categoria:
• Cultura: maestro João Carlos Martins
• Educação: Dagmar Garroux, a tia Dag
• Intervenções Urbanas: Eduardo Srur
• Inclusão Social: Rodrigo Mendes
• Meio Ambiente: Alexandre Lafer Frankel
• Comunicação: Leão Serva
• Saúde, Bem-estar e Esporte: João Paulo Nogueira Ribeiro
• Tecnologia: Gustavo Maia
• Democracia Participativa: Claudio Weber Abramo
Haverá programação das 9h às 12h e os ingressos serão distribuídos no local a partir das 8h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário