quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Haddad quer mais tempo para decidir sobre táxis em corredores

por 

Agência Estado
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta segunda-feira (13), que pode pedir ao MPE (Ministério Público Estadual) o adiamento do prazo para a remoção dos táxis dos corredores de ônibus da capital paulista. No dia 17, a Promotoria havia estipulado que em 45 dias a Prefeitura deveria tirar esses automóveis das vias exclusivas dos coletivos. O período vence no início de fevereiro. Se a Prefeitura de São Paulo desobedecer, fica sujeita a uma ação civil pública.
Nesta quarta-feira (15), o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, apresentará à CMTT (Comissão Municipal de Trânsito e Transporte), a qual preside, uma pesquisa feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que mostra que a velocidade dos ônibus nos corredores pode aumentar 25%, caso os táxis sejam proibidos de circular nessas vias — ou seja, os carros de praça atrapalham o transporte público na capital.
Mas Haddad afirmou que o assunto ainda precisa ser debatido pela sociedade.
— Não tem nada predefinido ainda, até porque seria um desrespeito levar uma decisão pronta para um conselho que está sendo chamado a se manifestar sobre o que pensa. Então, nós estamos levando os estudos e vamos aguardar uma primeira manifestação para iniciar os debates.
Sobre o prazo do MPE, ele afirmou que o diálogo com a instituição é bom.
— Podemos firmar um outro ponto de vista e, eventualmente, levar ao Ministério Público uma consideração de prazo, de modulação da decisão. Para isso, a gente quer ouvir um pouco mais a sociedade. Duvido que o Ministério Público esteja contra a iniciativa de ouvir mais os conselhos da cidade, para chegarmos à melhor decisão possível.
Levantamento
O estudo feito pela Prefeitura paulistana para analisar o impacto dos táxis nos corredores de ônibus de São Paulo sugere que só os coletivos poderiam usar essas vias. A recomendação é para que se proíba a circulação dos taxistas com passageiros e também de outros veículos à noite e nos fins de semana — permissões que vigoram atualmente.
A gestão Fernando Haddad encaminhou em dezembro o documento ao promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes. Foi Lopes quem pediu à Secretaria Municipal dos Transportes a elaboração desse levantamento. A intenção é medir quanto os táxis interferem no desempenho do transporte público nos nove corredores da cidade.
Depois de analisar o material, ele estabeleceu os 45 dias para a remoção dos táxis dos corredores. Os resultados mostram que os passageiros de táxi somam menos de 1% do total dos que usam os corredores. “Como resultado, os passageiros de táxi impactam, negativamente, 99% dos usuários do transporte público coletivo que trafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário