quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Ban ki-moon apresenta sete ideias para mobilidade no Planeta

ônibus elétricoÔnibus elétrico brasileiro. Se mundo quiser, transporte se torna sustentável, diz ONU

De acordo com o secretário-geral da ONU, transporte público ainda é inacessível a milhões de pessoas. Tecnologias limpas devem receber mais investimentos no setor de transportes
ADAMO BAZANI
O transporte sustentável é um dos principais caminhos para que o mundo alcance as metas de preservação do meio ambiente e melhoria de qualidade de vida da humanidade.
A ideia foi reforçada no último final de semana pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em discurso de abertura da primeira Conferência Global de Transporte Sustentável, realizada no em Ashkhabad, Turcomenistã.
O líder da ONU afirmou que o mundo, se quiser, “tem determinação, compromisso, imaginação e criatividade necessários para transformar os transportes em um sistema sustentável.”
Ban Ki-moon, ainda acrescentou que uma mudança com vistas à sustentabilidade na área de transportes, tanto de cargas como de passageiros, pode levar ao bem-estar e ao progresso social para proteção do planeta e de seus indivíduos.
Mais uma vez o dirigente da ONU exaltou a necessidade de investimentos em transportes coletivos tornando-os mais acessíveis e seguros. As dificuldades encontradas por idosos, pessoas com deficiência e mulheres foram destacadas por Ban.
“Esse setor é responsável por quase um quarto das emissões de gases do efeito estufa, e deve crescer substancialmente no futuro. Se não agirmos, não seremos capazes de limitar o aquecimento global a 2 graus Celsius nem mantê-lo o mais próximo possível a 1,5 grau Celsius … O transporte sustentável não alcança muitas comunidades rurais. Milhões de pessoas com deficiência não podem usar o transporte público porque ele é inacessível. As pessoas mais velhas lutam para se deslocar de um lugar para o outro. Mesmo onde o transporte é disponível, ele não é seguro, especialmente para as mulheres e meninas que muitas vezes enfrentam o medo de serem atacadas” – disse no discurso, de acordo com transcrição da agência da ONU.
NÃO É SÓ POLUIÇÃO:
Por ano, mais de três milhões de pessoas perdem a vida em todo o mundo diretamente por causa da poluição, mas Ban ki-moon ressaltou também que os investimentos em transportes, incluindo as formas coletivas e deslocamento, não trazem benefícios apenas em relação à redução dos poluentes. O transporte coletivo qualificado e moderno também poupa vidas por causa da diminuição dos acidentes de trânsito que, segundo a ONU, matam 1,5 milhão de pessoas por ano, sendo que nove em cada 10 casos ocorrem em países em desenvolvimento, como o Brasil.
O tráfego intenso nas grandes cidades prejudica a produtividade e as relações de trabalho.
Ban ki-moon também destacou que a tecnologia pode ser uma grande aliada para os transportes cumprirem o papel de preservação ambiental, desenvolvimento econômico e integração social.
“A resposta para esses desafios não é menos transporte, é transporte sustentável. Precisamos de mais transportes que sejam ambientalmente amigáveis, acessíveis e disponíveis. As tecnologias avançadas poderão nos levar para essa realidade”,acrescentou.
SETE INICIATIVAS PARA A MOBILIDADE:
Na abertura da Conferência, secretário-geral da ONU sugeriu sete passos para que o setor de transportes se torne verdadeiramente eficiente e sustentável. Ban destacou a necessidade de investimentos diretos em dinheiro para que haja o resultado esperado e também ressaltou a necessidade de melhorias no transporte público, como nas redes de ônibus, trens e metrô, e a promoção do ciclismo e das caminhadas.
Acompanhe:
Transporte coletivo limpo, segurança para pedestres e mais espaço para o ciclismo são aspectos fundamentais para ONU
Transporte coletivo limpo, segurança para pedestres e mais espaço para o ciclismo são aspectos fundamentais para ONU
  • Criação de políticas de transportes integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODSs.
  • Comunidade internacional deve tratar das vulnerabilidades dos países menos desenvolvidos, que precisam, segundo ele, de “cruzamento de fronteiras simplificado e leis regionais harmonizadas”.
  • Promoção de sistemas de transportes eficientes nas cidades. Ban pediu melhoras no transporte público, com mais redes de ônibus e metrô, e promoção do ciclismo e das caminhadas.
  • Maior segurança, acessibilidade e sistemas de transportes sustentáveis para todos. O aspecto envolve também configuração de ônibus e estações, proteção a passageiros e políticas tarifárias.
  • Soluções para os impactos negativos do setor sobre mudança climática e poluição do ar. Neste aspecto, o secretário geral da ONU falou sobre tecnologias. Para ele, seriam necessários que os países “repensem o sistema de transportes, investindo em novos designs, tecnologias e padrões de consumo”
  • Investimentos em dinheiro. Poder público e iniciativa privada devem fazer investimentos acertados, bem elaborados, mas não conterem recursos para promover o ir e vir das pessoas com qualidade. Gerenciamento de operação, frota mais nova, corredores de ônibus e redes de trilhos estão elencados neste ponto.
  • Transporte de pessoas para pessoas: As pessoas devem estar no centro das decisões. Segundo a agência da ONU, Ban acredita que a união de governos, entidades internacionais, empresas e sociedade civil “pode tornar o transporte sustentável uma realidade”.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário