quarta-feira, 9 de março de 2016

Prefeitura de São Paulo lança metas em Mobilidade Urbana para os próximos 15 anos

600 quilômetros de corredores de ônibus, ampliação das ciclovias, construção de novos corredores e 29 terminais são metas previstas até 2030

A democratização do espaço viário é uma das principais metas do Plano de Mobilidade de São Paulo – PlanMob/SP 2015, oficializado na última quinta-feira, dia 25 de fevereiro, através do decreto 56.834 publicado no Diário Oficial. O documento servirá de instrumento de gestão pública com o objetivo de orientar as ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana já em andamento ou previstos para os próximos 15 anos anos na cidade e reúne planejamentos de infraestrutura para o transporte coletivo por ônibus, para pedestres, bicicletas, além de cargas, carros particulares, fretamentos, entre outros.
Para 2016, estão previstas uma série de medidas como a operação das novas redes controladas de domingo e de dia útil, assim como já funciona a da madrugada, e a implantação de mais 150 quilômetros de corredores de ônibus. A ampliação das faixas exclusivas, hoje a cidade conta com 485 quilômetros, e reduzir o número de mortes por acidente no trânsito, também são metas para até dezembro deste ano.
Prefeitura de São Paulo, por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), abriu 381 quilômetros de novas ciclovias e deverá entregar mais alguns quilômetros até 2030, formando uma rede cicloviária contínua que cobrirá todas as regiões da cidade, integrando-as as redes de transporte de média e alta capacidade, como os corredores de ônibus, por exemplo. Estão previstas, também, no documento, a construção de pontes para ciclistas e pedestres
Os terminais de ônibus passarão por grandes intervenções como a ampliação do horário de funcionamento para receber o serviço noturno, além de que, nos novos, estão previstos a conexão com corredores e estão consideradas as linhas expressas de ônibus. A meta é construir 29 terminais nos próximos 15 anos, totalizando 58 em toda a cidade.
Os deslocamentos a pé também sofrerão melhorias. Atualmente, em muitas regiões da capital paulista a calçada ainda não existe, ou sua largura é insuficiente para acomodar a circulação com conforto, por isso, no PlanMob/SP 2015 está contida a construção de 500 mil metros quadrados de calçadas até 2018, e depois mais 750 até o ano de 2028, melhorando assim o caminho dos 11 milhões de pedestres que moram na cidade de São Paulo.
Elaboração do Plano
A participação social foi fundamental para a elaboração do Plano de Mobilidade de São Paulo 2015, que contou com amplos debates e reuniões regionais, inclusive nas subprefeituras. As contribuições também foram recebidas virtualmente, por um portal criado especialmente para a construção do PlanMob/SP 2015. O processo de criação foi intersecretarial e conduzido por meio de um Grupo Técnico (GTI) composto pelas Secretarias Municipais de Verde e Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Planejamento Orçamento e Gestão, Infraestrutura Urbana e Obras, Habitação e Coordenação das Subprefeituras.
Veja o PlanMob/SP 2015 na íntegra:


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