segunda-feira, 7 de março de 2016

Avenida Giovanni Gronchi ganha mais 1,4 quilômetro de faixas para ônibus.

ônibus
Ônibus biarticulado pode transportar até 270 pessoas, o equivalente a 200 carros de uma só vez, levando em consideração a média de ocupação dos automóveis em São Paulo. Moradores se queixaram do trânsito. Passageiros dizem que tempo de viagem diminuiu no transporte coletivo
Primeiro trecho já levantou polêmica entre moradores, mas passageiros dizem que o tempo de viagem diminuiu. Também haverá nova rota com faixa de ônibus em outra área da zona sul de São Paulo
ADAMO BAZANI
A polêmica sobre a instalação de uma faixa de ônibus na Avenida Giovanni Gronchi, na região do Morumbi, na zona sul da capital paulista, que começou a funcionar no 1º de fevereiro de 2016, parece não ter surtido efeito e a prefeitura a partir desta segunda-feira, 7 de março de 2016, vai ampliar o espaço para o transporte coletivo no local.
Nesta segunda-feira, a Avenida Giovanni Gronchi recebe mais 1,4 quilômetro de faixas para ônibus entre as avenidas Guilherme Dumont Villares e Carlos Caldeira Filho.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, o novo trecho vai possibilitar a conexão entre as faixas de ônibus já existentes na Giovanni Gronchi entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares e as avenidas Carlos Caldeira Filho e João Dias.
O trecho para ônibus que já existe na região soma 3,8 quilômetros de extensão e engloba as avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet.
O funcionamento do novo trecho de 1,4 quilômetro será da seguinte maneira:
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Avenidas Dr. Guilherme Dumont Villares e Rua Alexandre Archipenko, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Rua Alexandre Archipenko e Avenida Carlos Caldeira Filho, faixa exclusiva à esquerda, funcionamento em período integral;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido estádio do Morumbi, entre a Rua Alberto Augusto Alves e Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
A CET diz que pela Giovanni Gronchi passam por dia 146 mil 788 passageiros.
Moradores e comerciantes da região chegaram a fazer protestos reclamando do espaço para os ônibus. Eles disseram que a faixa que prioriza o transporte público e tira o espaço dos carros, complicando o trânsito na região. Também reclamaram de questões de segurança dizendo que os congestionamentos motivam assaltos e arrastões na avenida.
Já quem usa o transporte coletivo na região aprovou a medida e disse que o tempo de viagem no trecho ficou até 50% mais rápido.
A prefeitura afirmou que a prioridade deve ser o transporte coletivo. Um ônibus básico com capacidade para 70 passageiros pode substituir de uma só vez mais de 45 carros levando em consideração que a média de ocupação dos automóveis na cidade é inferior a 1,5.
AINDA NA ZONA SUL:
Também na zona sul da capital paulista, a CET e a SPTrans vão implantar outro trecho de faixa de ônibus. São 800 metros à direita nos seguintes espaços:
–  Rua Centro Africana, entre a Rua Acari e Avenida João Dias,
– Rua Acari, entre a Rua Doutor Rubens Gomes Bueno e Rua Centro Africana,
– Rua Castro, entre as Ruas Bragança Paulista e Doutor Rubens Gomes Bueno
Em todos estes trechos, os ônibus e os táxis com passageiros têm exclusividade no sentido bairro e funcionamento é de segunda a sexta-feira das 16h às 20h.
Com estes novos 2,2 quilômetros, a cidade passa a ter 502,5 quilômetros de faixas para ônibus.
De acordo com a CET, as multas nestes novos espaços começam no dia 21 de março de 2016. Transitar em faixa exclusiva para ônibus ou corredor de ônibus é infração gravíssima, com 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54

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