quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Empresa responsável por novos abrigos diz que aguarda expansão de corredores de ônibus em São Paulo

onibus
Novos pontos de ônibus em São Paulo dividem opiniões. Alguns passageiros dizem que se sentiam mais protegidos do sol, calor e chuva nos modelos antigos.
 Otima instalou 6200 novos abrigos dos 6500 previstos em contrato
ADAMO BAZANI
A empresa Otima, que em 2013 após licitação assumiu a responsabilidade trocar os totens e abrigos em paradas de ônibus da Capital Paulista, afirmou que aguarda apenas conclusão dos corredores de transporte coletivo prometidos pela gestão Haddad para cumprir uma das metas estabelecidas em contrato.
De acordo com reportagem de Regiane Soares, no jornal Agora São Paulo, a concessionária já trocou 6200 dos 6500 abrigos de ônibus que constam no contrato, restando apenas os pontos previstos nestes corredores. A gestão Haddad prometeu concluir e 150 quilômetros de corredores de ônibus até o final de 2016, mas diante da falta de verbas municipais e das dificuldades do Governo Federal em liberar recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, por causa da crise econômica, de  problemas em relação aos projetos e de suspensões de licitações de obras pelo TCM – Tribunal de Contas do Município, a meta dificilmente vai ser alcançada. Tanto é que a prefeitura já mudou a promessa e afirmou que até o final de 2016, 150 quilômetros de corredores estarão em obras e não mais concluídos.
A Otima também substitui os totens indicativos de parada, que somam 12500.
A concessão é por 25 anos e não há custo para prefeitura. A licitação foi iniciada na gestão do ex-prefeito, Gilberto Kassab.
Em troca da implantação dos novos equipamentos e da manutenção, a empresa explora espaços publicitários nas paradas de ônibus. Dentro deste prazo de 25 anos, a Otima também deve instalar mais mil abrigos de 2200 totens. Com isso a cidade passará a ter 7500 abrigos e 14700 totens nas paradas de ônibus.
Apesar de terem um visual mais leve, os novos pontos de ônibus não são unanimidade em São Paulo. Passageiros reclamam de exposição ao sol e calor. Alguns disseram preferir os modelos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário