segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Usar transporte público pode reduzir risco de hipertensão e diabetes

AUTOR: RENATO LOBO

Uma pesquisa feita no Japão, e apresentada nos Estados Unidos, aponta que usar o transporte público regularmente pode trazer benefícios semelhantes ao uso de bicicleta ou da caminhada.
Os pesquisadores chegaram a conclusão não pelo fato dos passageiros segurar com força nos balaustres ou pega-mão dos ônibus, trens e metrô, muito menos no vale tudo ao embarcar em composições das estações Sé ou Brás, mas por meio do perfil do usuário.
Geralmente quem vai trabalhar de bicicleta ou a pé faz trajetos curtos, pelo menos no país em que foi feito a pesquisa. Já para quem vai trabalhar de transporte público, o tempo de deslocamento andando acaba sendo superior entre ida e volta durante todo dia. A grosso modo, nem sempre o transporte público esta a disposição na porta de casa, quando se faz necessária a caminhada para acessar o sistema de transporte.
O levantamento feito com 5900 pessoas na cidade de Osaka, onde os entrevistados tinham entre 49 anos e 54 anos, aponta que o uso diário do transporte público pode reduzir em 27% o risco de hipertensão e em 34% de diabetes. Os médicos que coordenaram os estudos afirmam que os resultados pelo uso maior de transporte público podem ser percebidos pela redução de outras doenças cardiovasculares e do sobrepeso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário