quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Trinta fotos contra a Ditadura do Automóvel

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Imagens demonstram: quando desafiam paradigma automobilístico, sociedades são capazes de construir espaços urbanos agradáveis, igualitários e acolhedores
Proporcionar mais espaço aos pedestres é uma das principais metas dos projetos de renovação urbana em muitas cidades do mundo.
Recorrendo à distribuição do espaço público, que implica, muitas vezes, em restringir o espaços dos automóveis – seja nas ruas ou estacionamentos -, plantar mais árvores, construir mais calçadas e ciclovias e estabelecer novas zonas de lazer, é possível projetar lugares mais acolhedores, com menos congestionamento viário e que fomentam o uso de meios de transporte sustentáveis, como as caminhadas e o ciclismo.
Visando divulgar as renovações que mudaram o desenho das cidades, o coletivo brasileiro Urb-I, composta por arquitetos e urbanistas, iniciou o projeto Antes/Depois, que, como diz seu nome, mostra como era as ruas no passado e como são hoje, expondo indubitáveis mudanças em seus desenhos.
O projeto tem caráter colaborativo, então, qualquer pessoa pode recorrer ao Google Street View ou outra ferramenta para divulgar as mudanças que estão acontecendo em sua cidade.
Veja, a seguir, a renovação de alguns espaços urbanos.
Padre Alonso de Ovalle, Santiago de Chile. Cortesia de Urb-I
Apoquindo, Santiago de Chile. Cortesia de Urb-I
Bank St., Adelaida, Austrália. Cortesia de Urb-I
Bank St., Adelaida, Austrália. Cortesia de Urb-I
Boulevard Ion C., Bucarest, Rumania. Cortesia de Urb-I
Boulevard Ion C., Bucarest, Rumania. Cortesia de Urb-I
Forth St., Auckland, Nova Zelânda. Cortesia de Urb-I
Forth St., Auckland, Nova Zelânda. Cortesia de Urb-I
Griffith Park Boulevard, Los Angeles, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I
Griffith Park Boulevard, Los Angeles, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I
Minquen W Rd, Taipei, Taiwan. Cortesia de Urb-I
Minquen W Rd, Taipei, Taiwan. Cortesia de Urb-I
Calle Marqués de Leganés, Madri, Espanha. Cortesia de Urb-I
Coenties Slip, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I
Regnbuepladsen, Copenhague, Dinamarca. Cortesia de Urb-I
Rue St. Hubert, Montreal, Canadá. Cortesia de Urb-I
R Sacadura Cabral, Rio de Janeiro, Brasil. Cortesia de Urb-I
R Nova do Carvalho, Lisboa, Portugal. Cortesia de Urb-I
Plaza Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil. Cortesia de Urb-I
Dutch Kills Green, Queens, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I
Palace St., Dublin, Irlanda. Cortesia de Urb-I
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Cortesia de Urb-I
Avenue Shamrock, Montreal, Canadá. Cortesia de Urb-I
Agias Sofias, Salónica, Grécia. Imagem 2015 por Kosmas Anagnostopoulos. Cortesia de Urb-I
Av. Duque de Ávila, Lisboa, Portugal. Cortesia de Urb-I
Avenida Francisco I Madero, Cidade do México. Cortesia de Urb-I
Avenida José Larco, Lima, Peru. Cortesia de Urb-I
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Cortesia de Urb-I
Stationsstraat, San Nicolás de Flandes, Bélgica. Cortesia de Urb-I
Strada Halelor, Bucarest, Romênia. Cortesia de Urb-I
Strada Halelor, Bucarest, Romênia. Cortesia de Urb-I
Times Square, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I
Venn St., Londres, Reino Unido. Cortesia de Urb-I
Young St., Southport, Austália. Cortesia de Urb-I
Shlomtsiyon HaMalka, Jerusalém, Israel.Cortesia de Urb-I
Cita:Gaete, Constanza Martínez. “Antes/Depois: 30 fotos que mostram que é possível projetar para os pedestres” [Antes / Después: 30 fotos que demuestran que es posible diseñar pensando en los peatones] 27 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 29 Ago 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/772541/antes-depois-30-fotos-que-mostram-que-e-possivel-projetar-para-os-pedestres>

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