quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Marcopolo fornece “ônibus fora de estrada” para empresa do Mato Grosso do Sul

fora de estrada
Num país cheio de contrastes culturais, econômicos e até geográficos, “ônibus fora de estrada” têm mercado garantido. Foto: Gelson Mello da Costa
São 18 veículos de dois modelos diferentes para enfrentar condições difíceis. Apesar de robustez, veículos apresentam nível de conforto
ADAMO BAZANI
Realizar transportes de passageiros em qualquer lugar do país não é tarefa fácil. Com dimensões continentais, o Brasil possui diferentes realidades que vão desde metrópoles cujo maior problema é o trânsito até locais onde sequer há estradas com as condições mínimas de tráfego onde somente os ônibus podem chegar. Não há outro modal, nem terrestre, aquaviário ou aéreo.
Assim, as fabricantes devem criar uma gama variada de veículos que vão desde os confortáveis ônibus rodoviários de dois andares e os eficientes articulados para BRTs (corredores de ônibus de maior velocidade) até verdadeiros “ônibus fora de estrada”.
A Marcopolo anunciou que vendeu 28 ônibus de configuração especial para a Taquions Turismo, operadora de transportes de turismo e fretamento do Mato Grosso do Sul.
A empresa opera em áreas de difícil acesso e precisa de veículos de configuração adequada.
Destas 28 unidades, 18 são Senior Midi Rural chassi Mercedes-Benz OF 1519R e 10 são Marcopolo Ideale 700 sobre chassi Volvo B 270F.
O Senior Midi, segundo a Marcopolo, possui estrutura reforçada, aumentando a segurança de passageiros e motorista em eventuais impactos. A disposição da carroceria também permite melhor acesso aos componentes para manutenção que, por causa do uso do veículo, deve ser mais rigorosa ainda.
O comprimento total do veículo é de 11,20 metros e a capacidade é de 40 passageiros sentados. As poltronas são executivas. Por causa das condições climáticas e da poeira, o ônibus possui sistema adequado de ventilação e desembaçadores de para-brisa. Porta-objetos no console e pega-mão em tubo encapsulado também integram o modelo.
Já o Ideale 770 tem capacidade para 48 passageiros sentados no mesmo tipo de poltrona e 12,77 metros de comprimento.
E veículo robusto nem sempre quer dizer veículo sem conforto.
O modelo tem sistema áudio visual para o entretenimento dos passageiros e preparação para wi-fi – acesso à internet.
Além do reforço na estrutura, a Marcopolo diz que o modelo possui saias laterais móveis, facilitando a manutenção e deixando os reparos mais rápidos e baratos. A solução, inclusive, é considerada apropriada para este tipo de operação mais severa.

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