quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Faixas em São Paulo e BRTs em Belo Horizonte e Rio de Janeiro recebem prêmio internacional de mobilidade

por 

ônibus
Ônibus em São Paulo. Prioridade ao transporte público rendeu prêmio internacional a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foto: Adamo Bazani
São Paulo ganha prêmio internacional por faixas de ônibus e ciclovias
Rio de Janeiro e Belo Horizonte também foram premiados por BRTs – corredores de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
A implantação das faixas de ônibus e de ciclovias renderam nesta semana à cidade de São Paulo um prêmio internacional de mobilidade urbana.
Trata-se do prêmio destinado a incentivar e difundir práticas em prol da mobilidade urbana sustentável, Sustainable Transport Award, do ITDP, sigla em inglês do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. O ITDP tem sede em Nova Iorque e escritórios em diversos países, inclusive no Brasil, e reúne especialistas em cidades, transportes e meio ambiente.
Também foram premiadas as cidades do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte pela construção de corredores exclusivos para os ônibus desenvolverem maior velocidade – BRT – Bus Rapid Transit.
São premiadas as iniciativas que, além de melhorarem a circulação das pessoas, ajudam na redução nas emissões de gases que provocam o efeito estufa. Por isso, as ações das três cidades em prol do transporte por ônibus, que substituem vários carros no trânsito, e das bicicletas que são isentas de poluição, foram contempladas.
A entrega aconteceu na última terça-feira, dia 13 de janeiro de 2015. A premiação já ocorre há dez anos e é a primeira vez que as três cidades brasileiras ganham numa mesma edição.
Já receberam o prêmio cidades como Buenos Aires, Bogotá, Medellín, San Francisco, Nova York, Paris, Londres e Seul.
SÃO PAULO: São Paulo foi reconhecida pela política de implantação de 460 quilômetros de faixas para ônibus, hoje compartilhadas com táxis, e 150 quilômetros de ciclovias. O novo Plano Diretor, que aprova o fim da obrigatoriedade de garagens subterrâneas em novas construções, e procura trazer mais pessoas para onde há corredores de ônibus e linhas de trem e metrô também colaborou para a premiação.
RIO DE JANEIRO: Já a cidade do Rio de Janeiro foi premiada pelo “investimento em transporte de alta capacidade”, como frisou o ITDP, em especial pela construção do corredor de ônibus rápidos BRT Transcarioca que, em 39 quilômetros de extensão atende a 297 mil pessoas pro dia.
BELO HORIZONTE: A capital dos mineiros recebeu a premiação pela implantação de dois novos corredores de ônibus que atingem 23 quilômetros no MOVE BRT e a instalação de 27 quilômetros de ciclovias, além da restrição de carros de passeio em algumas ruas da região central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário