quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Em Fortaleza, Avenida Aguanambi receberá obras de túnel e faixa para ônibus em 2015

A Avenida Aguanambi, em Fortaleza, receberá um projeto de requalificação com corredor exclusivo para ônibus a partir de 2016, segundo anúncio da Prefeitura de Fortaleza divulgado nesta segunda-feira (4). A via receberá obras de padronização das calçadas, ciclovias, arborização, instalação de estações de ônibus no canteiro central, drenagem e pavimentação.


A obra terá início no primeiro semestre de 2015 e deve reduzir o tempo de viagem dos coletivos, na Avenida Aguanambi, por onde trafegam cerca de 58 mil veículos por dia, e 34 linhas de ônibus.  As principais vias integrantes deste corredor serão BR-116, Av. Aguanambi e Domingos Olímpio. Está previsto também a construção de um túnel, ligando a Avenida Domingos Olímpio à Avenida Antônio Sales, eliminando os semáforos do trecho.

O canteiro central ao longo da Avenida Aguanambi receberá estações de embarque e desembarque dos ônibus articulados. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a pista terá três faixas para veículos e uma exclusiva para ônibus, que será localizada à esquerda, junto ao canteiro central. À direita da avenida, serão implantadas ciclovias junto às calçadas, que receberão projeto paisagístico com plantio de árvores e arbustos, sombreando todo o passeio. Com calçadas drenantes, conhecidas como “calçada verde”, o pedestre poderá usufruir de calçadas mais amplas, acessíveis e ecológicas.



Próximo à sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), onde há um estreitamento na via, a avenida passará por um aumento do raio de curvatura no ponto. Com a correção, a prefeitura espera reduzir o número de acidentes de trânsito no local.

O projeto  de implantação do corredor BR-116 Aguanambi contará com investimentos de cerca de R$ 290 milhões, sendo 50% financiado pelo BID e 50% do Governo Federal. A obra possui término previsto para o segundo semestre de 2016.

Informações: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário