quarta-feira, 29 de maio de 2013

RodapéNews 290513

RodapéNews -  1ª edição - 29/05/2013, quarta-feira (informações de rodapé e outras que talvez você não tenha visto)
por Paulo Dantas

COMISSÃO DA VERDADE & REVISÃO DA "LEI DA ANISTIA"



TORTURADAS E ABUSADAS SEXUALMENTE NA DITADURA
Estadão – 29/05/2013 – A8
ü      Relato feminino do terror emociona comissão no Rio
Cineasta Lúcia Murat e historiadora Dulce Pandolfi prestam depoimentos fortes à Comissão Estadual da Verdade e detalham tortura e abuso sexual
Leia também:
ü      Décadas depois, um estímulo para revelar a violência

DEPOENTE PRESTA HOMENAGEM A SOLDADOS QUE A AJUDARAM NA PRISÃO
O Globo
Cineasta torturada relata, em atividade pública no Rio, terror vivido na ditadura
RIO — Levada para a enfermaria do Batalhão da Polícia do Exército, após mais uma sessão de torturas no prédio anexo, ocupado pelo DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), a cineasta Lúcia Murat passaria as horas seguintes ao lado de um enfermeiro soldado, que varou a noite aplicando compressas em seus ferimentos. Este soldado e um outro recruta, que se prontificou a levar uma mensagem para os pais da presa, correndo ricos, representaram para Lúcia o único momento de humanidade na mais terrível experiência de vida da cineasta, iniciada quando ela foi presa em março de 1971, no Jacarezinho, por agentes da repressão. O depoimento de Lúcia, nesta terça-feira, emocionou o plenário lotado da Assembleia Legislativa do Rio, quando descreveu os suplícios sofridos no DOI, teve espaço para a homenagem aos dois soldados desconhecidos.
— Enquanto aplicava as compressas, esse enfermeiro me disse que, quando terminasse o serviço militar, queria esquecer tudo o que viu ali.

INDEPENDENTE DE SUA CONSCIÊNCIA INGÊNUA, TORTURA QUE O CANTOR AMADO BATISTA  SOFREU NA DITADURA É INADMISSÍVEL
Blog do Nassif
Amado Batista fala sobre a tortura que sofreu na ditadura
Amado contou que quando era jovem, entre 18 e 19 anos, trabalhava numa livraria e com este emprego conheceu e facilitou o acesso de alguns escritores, jornalistas e intelectuais aos livros proibidos na época, geralmente de filosofia, política, etc.
Foi aí que quando os militares investigaram aqueles intelectuais acabam chegando até ele, e prenderam Amado Batista, que ainda não cantava. Levaram-no à uma cela e o torturaram, e Amado contou:
“Me bateram muito. Me deram choques elétrico, e ainda um dia me colocaram com uma cobra”.
O músico ainda conta que fizeram muitas torturas psicológicas e ameaçam de morte o tempo todo, disse ele:
“Um dia me soltaram. Todo machucado. Fiquei tão atordoado que pensei em ser mendigo. Queria largar tudo. E virar andarilho”.
Marília citou a atual Comissão da Verdade que está ouvindo as pessoas e investigando alguns acontecimentos da tortura militar, e fez-lhe uma pergunta:
“Você não tem vontade de encontrar os caras que fizeram isso contigo? Ir a fundo, limpar esse passado?"
Amado causou surpresa em Gabí com sua resposta:
“Não. Eu acho que eu mereci. Eu fiz coisas erradas, então eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho”

CENA DE SUÍCÍDIO FORJADA DE HERZOG
G1
'Não me senti cúmplice', diz fotógrafo de Herzog na Comissão da Verdade
Silvaldo Vieira deu depoimento esta manhã (27) a vereadores.
Filho de Vlado acredita que fotógrafo foi cúmplice de ditadores
[Filho de Herzog deveria reflitir melhor  sobre  sua crença em relação à cumplicidade do fotógrafo com a ditadura, em face do depoimento dado à Comissão da Verdade]

REVISÃO DA LEI DA ANISTIA

DESMONTE DE VÁRIAS MENTIRAS DO REGIME MILITAR E MOBILIZAÇÃO POPULAR EM TORNO DAS COMISSÕES DA VERDADE PODERÃO LEVAR À REVISÃO DA “LEI DA ANISTIA"

Folha (via Nassif)
A farsa da anistia – por Vladimir Safatle
Neste momento, a Comissão da Verdade começa a desmontar antigas mentiras veiculadas pelo regime militar, como assassinatos travestidos de suicídios e desaparecimentos ou aquela afirmação patética de que as ações de tortura não eram uma política de Estado decidida pela alta cúpula militar. Ela também colocou à luz a profunda relação entre empresariado e militares na elaboração e gestão do golpe.
No entanto, uma das maiores mentiras herdadas daquele período é a história de que existiu uma anistia resultante de ampla negociação com setores da sociedade civil e da oposição. Aquilo que chamamos de "Lei da Anistia" foi e continua sendo uma mera farsa

CONGRESSO TEM COMPETÊNCIA PARA REVER LEI DA ANISTIA, AFIRMA LEWANDOWSKI
CartaCapital
"Cabe ao Congresso rever a Lei da Anistia"
Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, o STF tem escopo limitado para revisar a lei por meio dos embargos declaratórios

PUNIÇÃO POR MORTES E TORTURAS NA DITADURA É “INEGOCIÁVEL”, AFiRMA EX-MINISTRO
Folha
Ex-ministro afirma que punição aos torturadores é 'inegociável'
O candidato do Brasil a uma das três vagas na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, Paulo Vannuchi, disse nesta terça-feira (28) ser "inegociável" a punição dos culpados por mortes e torturas na ditadura militar.
Ele afirma que não é necessário mudar ou revogar a Lei da Anistia --que assegura a não punição dos torturadores-- para que isso ocorra

ATO CONTRA "COMISSÃO DA MENTIRA", CRIADA DE CIMA PARA BAIXO PELO REITOR DA USP, GRANDINO RODAS
Youtube
Ato contra a Comissão da Mentira: Adriano Diogo
Deputado Adriano Diogo, presidente da CV do Estado de São Paulo, Rubens Paiva: ato realizado dia 23 de maio de 2013 contra a portaria do reitor João Grandino Rodas que instituiu uma comissão da verdade desconsiderando o processo em andamento junto à comunidade uspiana.
Adriano Diogo faz uma retrospectiva da luta política em relação à ditadura militar  e  diz que a Comissão da Verdade pode desencadear um movimento de massas – semelhante à criação dos Comitês Pró-anistia  na década de 70 – e uma  correlação de forças para derrotar os torturadores e rever a Lei da Anistia, que anistiou, infelizmente, torturadores como o coronel Brilhante Ustra.
Para o deputado,  o foco da Comissão da Verdade deve envolver a apuração das 540 pessoas assassinadas e desaparecidas no Brasil,  das quais 154 em SP. Destas 154, Ustra mandou assassinar 70 pessoas sob seu comando direto

REAÇÃO

ATO POR REIVINDICAÇÕES SALARAIS, ORGANIZADO POR ASSOCIAÇÃO DE MILITARES, PODE TER PROTESTO CONTRA COMISSÃO DA VERDADE
Folha
Grupo de militares fará protesto contra 'desmoralização' das Forças Armadas
Um grupo de militares marcou para o dia 11 de junho um protesto em Brasília contra o que tem chamado de "desmoralização" das Forças Armadas no país.
O objetivo principal é reivindicar reajuste salarial de 28,86% e a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 300, que iguala o piso salarial de todos os policiais estaduais do país.
O ato está sendo organizado pela Associação Nacional dos Militares do Brasil, organização criada há cerca de dois anos por militares da ativa e da reserva.
"Como nada foi resolvido sobre o reajuste, decidimos tomar uma posição mais drástica. Pelas vias da conversa o governo não está nos ouvindo", afirma o presidente da associação, Marcelo Machado, que cita a questão salarial como um dos fatores da desmoralização das Forças Armadas.
O grupo também critica a criação da Comissão da Verdade, que investiga violações de direitos humanos praticados em especial durante a ditadura militar. Para Machado, o governo Dilma Rousseff tomou atitude "revanchista" ao criar a comissão

+ INFORMAÇÕES NAS ÚLTIMAS 24h SOBRE ATUAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE
Google Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS DE ÂMBITO NACIONAL

CORRUPÇÃO NA PGR

CLÁUDIA SAMPIO, SUBPROCURADORA E MULHER DE ROBERTO GURGEL, RECEBEU PROPINA, AFIRMA DEPUTADO
Estadão – 29/05/2013 – A5
Subprocuradora recebeu propina, diz Protógenes
Em palestra, deputado acusa Cláudia Sampaio de receber dinheiro de Daniel Dantas e levanta suspeitas sobre o marido dela, Roberto Gurgel

BOLA NAS COSTAS ! IMAGINA NAS ELEIÇÕES DE 2014

DERROTA DO GOVERNO NO SENADO
Estadão – 29/05/2013 – A5
Governo sofre derrota no Senado e terá de buscar saída para manter luz mais barata
Presidente do Senado, apoiado por quase todos os líderes, se recusa a votar de forma açodada MP que garantia promessa da presidente de reduzir valores das contas de energia; episódio mostra, de novo, fragilidades da articulação política do Palácio do Planalto

BOLSA FAMÍLIA: NÃO VIM EXPLICAR, VIM CONFUNDIR !
Estadão – 29/05/2013 – A6
ü      Mal-estar deixa Hereda e seu vice na berlinda
A entrevista do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, na segunda-feira, admitindo ter omitido pagamento antecipado do Bolsa Família foi considerada um completo desastre pela presidente Dilma Rousseff e por outros setores do governo.
Leia também nesta página:
ü      Aécio diz que Dilma tem de explicar caso Bolsa Família
ü      PT já monta palanques sem PSB e insiste com Lindbergh no Rio

CA
Bolsa família: é fácil derrubar a Dilma
O Kissinger está vivo e pode ensinar como se derruba a Dilma em 24h, na Rede Globo

EM DIREÇÃO AO PORTO DE SANTOS
Estadão – 29/05/2013 – B4
Restrição a caminhões provoca fila de 50 km
Decreto assinado por prefeita de Cubatão fechou pátios reguladores durante a noite; medida foi suspensa até terça-feira

TRAJETÓRIA  DO GRUPO ABRIL

TOMA LÁ, DÁ CÁ
Viomundo
Mino Carta diz que sua cabeça foi vendida por U$ 50 milhões
Em entrevista aos alunos da PUC-Campinas, o jornalista Mino Carta fundador das revistas Veja, IstoÉ, CartaCapital e Quatro Rodas conta que os donos da editora Abril Victor Civita e seu filho Roberto Civita o “venderam” em troca de um empréstimo de 50 milhões de dólares. No momento em que revive suas emoções, o Michelangelo das revistas perde o controle e afirma que duas vezes tentou bater no Roberto Civita. “Minha cabeça foi vendida por 50 milhões de dólares. Eu tentei duas vezes dar um murro na cara do Roberto Civita, e ele fugiu! Escreve isso, ele fugiu”, conta Carta

JUDICIÁRIO

PAPÉIS DO SUPREMO – RETROSPECTIVA DE 2012

[Lembrando, a pedido de internautas que atuam na área do direito, este artigo de Luís Roberto Barros, indicado para ministro do STF]

Conjur
STF entre seus papéis contramajoritário e representativo – por Eduardo Mendonça e Luís Roberto Barroso
A presente retrospectiva é dividida em três partes, cada uma delas de certa forma autônoma em relação às demais.
Na primeira parte, faz-se uma breve reflexão teórica sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal em 2012, acrescida de um registro fático sobre as mudanças na composição e na presidência da Corte.
A segunda parte contém o levantamento, em dez itens, das decisões mais emblemáticas proferidas pelo STF em 2012, cada uma delas acompanhada de um breve comentário. O ano foi bastante atípico, tendo sido assinalado pelo julgamento da ação penal referida acima, também conhecida como processo do “Mensalão”.
Por fim, na terceira parte, faz-se uma reflexão sobre o futuro do STF e da jurisdição constitucional, com uma análise envolvendo questões político-institucionais, de agenda e de funcionamento da Corte

DONO DA DELTA NÃO PRECISOU ROUBAR MILHÕES PARA SER CONDENADO
O Globo
Cavendish e ex-prefeito de Iguaba Grande são condenados a quatro anos e seis meses de prisão por desvio de verbas
Delta cobrou R$ 191 mil por um serviço na despoluição da Lagoa de Araruama cujo valor de mercado era de R$ 14 mil

PREFEITO DO RIO, EDUARDO PAES (PMDB), "SAI" NA PORRADA
JB
Prefeito Eduardo Paes revida agressão verbal de escritor com soco em restaurante

O Globo
Músico desiste de entrar com representação e caso envolvendo prefeito será arquivado
Bernardo Botkay e Eduardo Paes se envolveram em briga no último domingo, no Horto
Artista diz que não cogita fazer nenhuma denúncia contra o prefeito

INTERNACIONAL

VELHA MÍDA NÃO GOSTA DO BRASIL

Escrevinhador
Folha torce pelos aliados dos EUA: Aliança do Pacífico é Alca dos pobres

CLIPPING Transportes 290513

SETORIAL NACIONAL DE TRANSPORTES

CLIPPING 29/05/2013
Quem tiver matérias sobre projetos de leis e ações dos nossos parlamentares na área dos transportes, favor enviar para ser publicada no Clipping. Deve mandar o material para o email transportesptbr@gmail.com
Política & Economia

Brasil deixa de ser lanterna dos Brics e fica atrás apenas da China, diz IBGE
Após ficar na lanterna dos países do grupo Brics (que inclui ainda a Rússia, Índia, China e África do Sul) no ano passado, o Brasil fechou o primeiro trimestre de 2013 com um desempenho melhor. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro subiu 1,9% ante o mesmo trimestre do ano anterior - mesmo porcentual apurado pela África do Sul -, superando a Rússia (1,6%) e atrás apenas da China (7,7%). A Índia só divulgará os dados de suas contas nacionais na sexta-feira, 1º de junho.

BOLSA FAMÍLIA: 
É FÁCIL DERRUBAR A DILMA

O Kissinger está vivo e pode ensinar como se derruba a Dilma em 24h, na Rede Globo.
Além de um disparate como o da prefeita petista de Cubatão, basta muito pouco para derrubar o Governo impotente e imóvel da Presidenta Dilma Rousseff.
Basta, por exemplo, espalhar o boato de que o Bolsa Família vai acabar.

Mobilidade Urbana

Os metroviários pedem 14,16% de aumento real e mais 7,3% de reposição salarial (seguindo medição do IGP-M). Além do reajuste, a categoria quer também reajuste de 24,3% no vale-refeição (metrô oferece 5,37%), plano de carreira, jornada de 36 horas, entre outras.

Tarifa de ônibus no Rio sobe a partir deste sábado
As pessoas que utilizam ônibus urbanos no Rio vão sentir um pouco mais no bolso a partir da meia-noite deste sábado (1º). Isso porque a prefeitura aprovou um aumento de 7,2%, passando de R$ 2,75 para R$ 2,95. O reajuste foi publicado na edição do Diário Oficial do município desta quarta-feira (29).

Terminal de Ônibus Pinheiros começa a funcionar neste sábado

Terminal Pinheiros de ônibus começa a funcionar neste sábado
Inicialmente serão sete linhas de ônibus que vão atender diariamente 16 mil passageiros, Quando estiver totalmente efetivo, demanda sobe para 60 mil pessoas e haverá linhas intermunicipais.
Em Nova York, as bicicletas são o transporte da moda. O sistema de aluguel - que já existe no Rio e em São Paulo - estreou agora na maior cidade americana.

Com os dias de sol, elas se proliferam. Os nova iorquinos adoram andar de bicicleta, seja para passear e admirar a paisagem ainda mais bonita nessa época do ano, seja para ir ao trabalho ou manter a forma.

Apesar da grande atração de pessoas e veículos, o Centro de Belo Horizonte não consegue manter o magnetismo quando o assunto é investimento. Desde 2008, quando foi concluída a reforma do entorno do Mercado Central, não houve mais projetos de requalificação. As obras do transporte rápido por ônibus (BRT) nas avenidas Paraná e Santos Dumont retomaram esse processo com a promessa de revitalização do entorno e um alívio no trânsito. Segundo a BHTrans, a implantação do BRT vai tirar 213 linhas, mais de um terço do total, e 640 ônibus, equivalente a um quarto das viagens, do Hipercentro. Mas outros projetos, como estacionamentos subterrâneos e caminhos alternativos entre as regionais fora do Centro, estão em marcha lenta.

Após vários protestos em Natal devido ao aumento das passagens de ônibus na cidade, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) deverá apresentar à Justiça, as planilhas de custos e lucros do serviço de transporte público na capital potiguar. A decisão é do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que analisou ação com pedido de liminar pela revogação do reajuste em vigor desde o dia 18 de maio.
Infraestrutura
Dilma deve vetar renovação de concessão de terminais portuários
A área jurídica do Palácio do Planalto vai recomendar e a presidente Dilma deve vetar a emenda que ficou conhecida como “Tio Patinhas” durante a votação da MP que fixa novas regras para o setor de portos brasileiros.
A emenda autorizava o governo a renovar os contratos de arrendamento de terminais em portos públicos firmados a partir de 1993.
Após dia de caos, trânsito nas estradas é normal no litoral de SP
Depois de registrar longas filas de caminhões devido a uma norma adotada pela prefeitura de Cubatão (SP), que já foi suspensa, na terça-feira (28), o trânsito amanheceu tranquilo no sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que liga a capital paulista à Baixada Santista. De acordo com a Ecovias, concessionária que opera o SAI, não há registros de congestionamento ou lentidão nas rodovias.
Vídeo
Carros invadem corredores de ônibus em SP
TRANSMILENIO

Música Trem das onze - Demônios da Garoa

http://www.youtube.com/watch?v=f6bFhqeXef8

 

Sítio do PT Nacional
Ouça a Rádio do PT
Clipping do Planejamento
Acesse e contribua com nosso blog http://transportesptbr.blogspot.com.br/
Sites de Transportes